Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2011 - 06h32

Netanyahu prevê fracasso do pedido palestino na ONU

Publicidade

DA EFE

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, previu neste domingo, em sua última reunião à frente do conselho de ministros antes de partir rumo a Nova York, um fracasso do pedido palestino na próxima semana de ingresso na ONU.

"O Conselho de Segurança é como o governo das Nações Unidas, e estou convencido de que, como resultado da ação dos Estados Unidos em estreita colaboração com outros governos, a tentativa fracassará", declarou no início da reunião do gabinete.

Netanyahu também desacreditou a possibilidade de que a liderança palestina recorra à Assembleia Geral das Nações Unidas para obter um status menor, após a previsível rejeição do Conselho de Segurança, onde Washington já anunciou seu veto.

"A Assembleia é o Parlamento da ONU, por isso que poderia passar qualquer decisão", declarou antes de ressaltar que "não tem a mesma importância que o Conselho de Segurança".

Netanyahu, que resumiu em dois os objetivos de sua viagem a Nova York, disse que o primeiro é "esclarecer" que o pedido palestino "é uma tentativa de evitar as negociações e que não terá sucesso nem passará no Conselho de Segurança".

"O segundo, é falar na Assembleia e mostrar nossa verdade", acrescentou.

Os palestinos apresentarão na próxima semana na ONU um pedido de ingresso como Estado de pleno direito, em resposta à paralisia das negociações diretas com Israel.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página