Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2011 - 08h08

Banco da Espanha vê fraqueza na economia no 3º tri, diz jornal

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Banco da Espanha constatou em seu último Boletim Econômico divulgado nesta quarta-feira uma fraqueza na atividade econômica espanhola no terceiro trimestre do ano, após a freada na taxa de crescimento entre abril e junho pela queda na demanda interna, de acordo com o jornal local "El País".

O órgão afirmou que o avanço do PIB (Produto Interno Bruto) continua em linha com a desaceleração mostrada no segundo trimestre de 2011, quando houve crescimento de 0,2%, após aumento de 0,4% no primeiro trimestre.

Segundo o documento, o avanço mais fraco reflete uma "notável" desaceleração na demanda nacional e a forte queda no gasto público. O Banco da Espanha destacou ainda que o consumo privado continua estagnado, indo de acordo com alguns indicadores, como a confiança dos consumidores e comerciantes, que retrocedeu em julho e agosto.

O relatório disse ainda que a atividade das empresas não financeiras caiu 0,7% no segundo trimestre, o que, segundo o banco, mostra que "a desaceleração observada durante os três primeiros meses se intensificou".

Os dados aumentam a preocupação com a saúde econômica da zona do euro, no mesmo dia em que o instituto nacional de estatísticas da França mostrou que o PIB do país ficou estagnado no segundo trimestre, diante de um avanço de 0,9% no primeiro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página