Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2011 - 11h13

Finlândia aprova ampliação de fundo de estabilidade europeu

Publicidade

DA EFE, EM HELSINQUE

O parlamento finlandês aprovou nesta quarta-feira a ampliação do FEEF (Fundo Europeu de Estabilidade Financeira) e o aumento das garantias que o país deverá fornecer ao fundo, como estipula acordo da zona do euro feito em julho.

A reforma foi aprovada por 103 votos a favor, correspondentes aos seis partidos que formam a coalizão de governo do primeiro-ministro Jyrki Katainen, e obteve 66 votos contra de partidos da oposição.

Com isso, a Finlândia é o décimo país dos 17 membros a aprovar o acordo, depois da Espanha, Bélgica, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Portugal e Eslovênia.

Na quinta-feira, o Parlamento alemão (Bundestag) deve votar o projeto de lei para a ampliação do fundo, enquanto os outros países (Áustria, Chipre, Eslováquia, Estônia, Holanda e Malta) votam provavelmente em outubro.

Criado em 2010 e ampliado em junho deste ano, este fundo temporário de resgate está dotado de 780 bilhões de euro em avais e garantias, embora sua capacidade efetiva de empréstimo para socorrer países em dificuldades é superior a 440 bilhões.

No caso da Finlândia, a ampliação do regime de garantias supõe um aumento de sua contribuição de 7,9 bilhões de euros iniciais até 14 bilhões, o que equivale a 1,8% do total.

Em julho, os chefes de Estado e governo dos 17 países da zona do euro concordaram em conceder maior flexibilidade ao FEEF, a fim de garantir a estabilidade financeira da zona do euro e gerar confiança nos mercados.

Esta reforma permitirá ao fundo emprestar dinheiro aos países com problemas financeiros, financiar a recapitalização dos bancos e, em casos excepcionais, comprar bônus soberanos de países em dificuldades nos mercados secundários.

O fundo de resgate temporário será substituído em 2013 por outra instância financeira de caráter permanente, o ESM (Mecanismo de Estabilidade Europeu, sigla em inglês), cuja capacidade efetiva de crédito será maior que 500 bilhões de euros.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página