Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2011 - 11h07

OLP diz que proposta do Quarteto para a paz é animadora

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM RAMALLAH

A proposta para novas negociações de paz anunciada pelo Quarteto para o Oriente Médio contém "elementos animadores", afirmou nesta quinta-feira o secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Yasser Abed Rabbo.

"Pedimos que Israel anuncie seu compromisso em favor dos princípios e pontos de referência que especifica", acrescentou Adeb Rabbo.

O Quarteto para o Oriente Médio propôs aos israelenses e palestinos uma retomada das negociações de paz visando a chegar a um acordo definitivo no final de 2012.

Segundo a proposta do Quarteto, palestinos e israelenses se reuniriam pela primeira vez dentro de um mês para estabelecer um calendário e um método de negociações. A declaração foi publicada menos de quatro horas depois da apresentação de um pedido de adesão do Estado da Palestina à ONU.

Para voltar à mesa de negociações, os palestinos exigem que os israelenses congelem a colonização na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém Oriental anexada.

Também querem que a retomada das negociações com Israel se baseie nas fronteiras de 4 de junho de 1967, delimitando um futuro Estado da Palestina que incluiria a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental, que os palestinos querem converter em sua capital.

Do lado israelense, vários dirigentes, incluindo o ministro das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, também se declararam a princípio favoráveis à adoção do plano do Quarteto.

Mas estas posições parecem principalmente táticas, pois nenhuma das duas partes quer ser considerada responsável por um fracasso diplomático.

As discussões estão totalmente bloqueadas há mais de um ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página