Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2011 - 13h56

Evo Morales afirma que protestos são "chamados de alerta"

Publicidade

DA ANSA, EM LA PAZ

O presidente da Bolívia, Evo Morales, classificou como "um chamado de alerta" os protestos realizados ontem contra a repressão policial a uma marcha indígena no último domingo.

A marcha indígena foi iniciada em 15 de agosto contra a construção da rodovia Villa Tunari-San Ignácio de Moxos, que cortará ao meio a maior reserva ecológica do país, o Tipnis (Parque Nacional Isiboro Sécure).

Durante uma coletiva de imprensa, o mandatário se desculpou com as famílias indígenas pela violenta repressão e disse que compartilha da indignação que expressaram os manifestantes em todas as cidades da Bolívia e que aderiram à paralisação convocada pela COB (Central Operária Boliviana).

O presidente reiterou que, tendo em vista sua experiência como dirigente sindical, que participou muitas vezes de protestos similares e que foram duramente reprimidos, "jamais poderia ter ordenado a intervenção" na marcha dessa maneira.

Morales também voltou a criticar a imprensa que, segundo ele, exagerou nos fatos de domingo. "Nunca antes informava como informam agora, exagerando, distorcendo a cada 15 minutos", disse.

Em relação à construção da estrada, o chefe de Estado confirmou sua suspensão até que um debate nacional ou um referendo decida seu futuro.

No entanto, ratificou a importância da rodovia ser construída já que, de acordo com ele, ela foi demandada pelos moradores do parque em duas reuniões que manteve com várias comunidades, cujas condições de vida classificou como lamentáveis.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página