Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2011 - 15h11

UE pede que emissora se desculpe por insultos a porta-voz

Publicidade

DA EFE, EM BRUXELAS

A Comissão Europeia pediu à emissora de TV britânica BBC nesta quinta-feira que se retrate pelas declarações de um convidado de um debate sobre a crise do euro, que chamou um dos porta-vozes do Executivo da UE (União Europeia), o espanhol Amadeu Altafaj, de "idiota" diversas vezes.

"O respeito e o profissionalismo não foram levados em consideração neste caso. Deploramos o ocorrido e esperamos as desculpas pertinentes dos responsáveis", declarou em entrevista coletiva a porta-voz chefe da comissão, Pia Ahrekilde.

Ahrekilde acrescentou que o órgão Executivo da UE já "recebeu desculpas oralmente" da "BBC". O incidente ocorreu na quarta-feira à noite durante um debate sobre a crise do euro no programa "Newsnight", do canal de notícias da "BBC", gravado em Londres.

Além de Altafaj --que é porta-voz de Assuntos Econômicos da comissão--, participou do debate o jornalista do conservador "The Daily Telegraph" Paul Oborne, entre outros convidados.

Altafaj, que entrou no programa por videoconferência de Bruxelas, respondeu a uma pergunta do apresentador sobre a falta de liderança na Europa durante a crise, e foi replicado imediatamente por Oborne.

"É uma loucura, ele não sabe do que fala, a ideia que é um problema político, sinto 'colega', é um problema econômico", disse Oborne ao porta-voz europeu, que aparecia em uma tela ao fundo do estúdio. "Estas pessoas estão negando absolutamente tudo, dá muito medo escutar este idiota em Bruxelas".

Durante o debate, o jornalista do "Daily Telegraph" voltou a se referir ao porta-voz da comissão como "esse idiota de Bruxelas" e riu abertamente durante as intervenções de Altafaj.

Finalmente, o apresentador pediu a Oborne que parasse com os insultos quando o jornalista se referiu pela terceira vez à "euro-elite, esses idiotas de Bruxelas", momento no qual Altafaj tirou o fone e deixou o estúdio sem dizer nada.

Antes que Altafaj abandonasse o programa, no entanto, Oborne havia comparado de forma velada os partidários da adoção do euro pelo Reino Unido aos nazistas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página