Publicidade

 

Publicidade

 

PUBLICIDADE

 
 
  Acompanhe a Folha.com no Twitter
30/09/2011 - 17h08

Inundações deixam pior número de mortos em 11 anos no Camboja e Vietnã

Publicidade

 

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Pelo menos 141 pessoas morreram no Camboja e nove no sul do Vietnã, desde 13 de agosto, na pior inundação do delta do rio Mekong dos últimos 11 anos, segundo informou a o comitê cambojano para gestão de desastres.

As chuvas torrenciais fizeram com que o rio Mekong transbordasse, provocando transtornos para os moradores da região. Diques e pontes foram destruídos, e estradas ficaram submersas, casas foram inundadas, forçando milhares de pessoas a abandonar suas residências.

As inundações ajudaram a subir o preço do arroz nesta semana, o que deverá agravar a inflação na região. No delta do Mekong, é produzido mais da metade do arroz do Vietnã e 90% de seus grãos são exportados. As produções de camarão e de peixe também foram afetadas.

"Mais de 200 mil hectares de nossas plantações de arroz estão debaixo d'água, mas nós não sabemos ainda a extensão total dos danos", disse Keo Vy, diretor de informação do comitê cambojano.

Editoria de Arte/Folhapress

O Camboja é um pequeno exportador de arroz, mas o Vietnã é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas da Tailândia.

Em 2000, a pior inundação em décadas no delta do rio Mekong provocou a morte de mais de 480 pessoas. No ano seguinte, mais de 300 morreram quando o rio transbordou.

 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade