Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2011 - 20h46

Agência de classificação de risco tem suspeita de vazamento

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

Os processos internos de uma das três maiores agências de classificação de risco financeiro "permitem" vazamentos sobre as decisões de nota das instituições que analisa, segundo um relatório da SEC (Securities and Exchange Commission) publicado neste sábado.

"Em uma das grandes agências de classificação, os procedimentos referentes à divulgação de uma decisão de nota parecem permitir em alguns casos uma divulgação restrita da decisão antes do comunicado público", afirmou o documento, que analisou o período de 2009-2010.

O informe é o primeiro dos serviços da SEC sobre uma das grandes agências (Fitch, Moody's e Standard and Poor's) e as outras sete de menor importância reconhecidas nos Estados Unidos.

Estas agências são acusadas de ter certa responsabilidade no desencadeamento da última crise econômica, já que atribuíram as maiores notas para vários produtos imobiliários que na verdade não tinham valor.

Elas são objetos de várias investigações nos Estados Unidos por suspeitas de causar múltiplos conflitos de interesses.

A decisão da Standard and Poor's, anunciada no início de agosto, de rebaixar a nota dos Estados Unidos foi precedida por vários artigos publicados pela imprensa sobre a iminência desta medida inédita.

O informe da SEC, que não fala de nenhuma agência em particular em suas conclusões, aponta que as três grandes "realizaram mudanças em seu funcionamento" em relação ao período de 2007-2008. Contudo, ela faz recomendações para que as dez agências melhorem seus procedimentos para evitar conflitos de interesse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página