Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2011 - 10h00

Centenas de civis tentam deixar Sirte após ultimato rebelde

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Após o cessar-fogo de dois dias dado pelos rebeldes líbios no sábado, centenas de civis tentavam neste domingo sair da cidade de Sirte, terra natal do ditador Muammar Gaddafi, onde devem ocorrer em breve duros combates entre opositores e forças leais ao regime.

Os moradores da região fugiam em veículos empacotados com suas coisas e faziam filas em pontos de checagem controlados pelos rebeldes para pegar a estrada de saída da cidade.

Forças do CNT (Conselho Nacional de Transição, órgão político dos rebeldes) da Líbia propuseram uma trégua de dois dias para permitir que os civis deixassem a região.

Há alguns dias, alguns residentes já começaram a partir à medida que as forças rebeldes, apoiadas por aeronaves da Otan, a aliança militar do Ocidente, intensificaram bombardeiros a Sirte, em um esforço para derrotar combatentes leais a Gaddafi.

Aris Messinis/France Presse
Civis de Sirte fazem fila em veículos para fugir da cidade após trégua de dois dias dos rebeldes
Civis de Sirte fazem fila em veículos para fugir da cidade após trégua de dois dias dos rebeldes

Sirte está cercada por combatentes anti-Gaddafi. A cidade, de 100 mil habitantes, foi atingida por ataques da Otan, encurralado moradores por conta dos violentos conflitos das duas últimas semanas.

Os moradores disseram que a situação piorou muito na região e que há pouca comida e não há água ou eletricidade. A Cruz Vermelha estima que aproximadamente 10 mil pessoas já deixaram Sirte, com ao menos um terço delas se abrigando em acampamentos no deserto.

Enquanto a população se apressa para sair da localidade, membros da Cruz Vermelha que conseguiram acesso a ela disseram que há necessidade urgente de ajuda médica. Segundo eles, os combates continuam, apesar do cessar-fogo de dois dias.

A organização afirmou que nos hospitais pacientes morrem devido à falta de oxigênio e combustível.

Ahmad Al-Rubaye/France Presse
Combatentes rebeldes queimam imagens do ditador Muammar Gaddafi nas proximidades da cidade de Sirte
Combatentes rebeldes queimam imagens do ditador Muammar Gaddafi nas proximidades da cidade de Sirte

Com a tomada do aeroporto internacional, da via expressa que atravessa a cidade e de um dos quartéis mais importantes de Gaddafi, os rebeldes afirmam controlar pelo menos 80% de Sirte, mas reconhecem que estão enfrentando uma forte resistência em algumas áreas.

Segundo eles, a principal dificuldade consiste nas dezenas de franco-atiradores posicionados nos telhados dos edifícios e em janelas que impedem as tentativas de entrar no coração da cidade. "Quando todo o centro da cidade for esvaziado pelos habitantes, a tomada de Sirte será uma questão de horas", afirmou Ahmed Bani, porta-voz militar do CNT.

Por enquanto, estão sendo registrados combates esporádicos e bombardeios intermitentes. Os rebeldes afirmaram que no sábado destruíram dois veículos repletos de munição, mas disseram também que os canhões das forças de Gaddafi tinham atingido um hotel na periferia da cidade no qual havia dezenas de insurgentes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página