Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2011 - 17h56

Peru resgata 293 mulheres submetidas a exploração sexual

Publicidade

DA EFE, EM LIMA

A polícia peruana resgatou 293 mulheres que eram submetidas a exploração sexual na cidade de Puerto Maldonado e outras localidades próximas, informaram fontes oficiais.

Entre as vítimas havia dez menores de idade --uma delas com apenas 13 anos, disse o vice-ministro de Ordem Interna do Ministério do Interior, Luis Otárola. Ele supervisionou as operações.

Otárola disse que as mulheres eram forçadas a oferecer serviços sexuais contra sua vontade em mais de 50 centros noturnos clandestinos da região --uma área de floresta. O negócio ilegal cresceu nos últimos anos devido à mineração informação na região.

A ação também permitiu o resgate de cinco adolescentes que eram obrigados a se prostituir durante a madrugada em clubes noturnos.

Quatro suspeitos aliciamento foram presos.

Em setembro, a organização Save the Children denunciou que mais de 1.100 crianças e adolescentes são explorados sexualmente nos campos de mineração ilegal de Madre de Dios, no sudeste do Peru.

A região é uma das mais afetadas pela mineração ilegal de ouro. Os acampamentos erguidos em vários pontos da estrada interoceânica atraíram outras atividades, como os chamados "prostibares".

As jovens geralmente são aliciadas em suas próprias comunidades por mulheres que viajam oferecendo trabalhos em lojas eu residências. Entretanto, terminam em bares dos distritos de Inambari e Huepetuhe para convencer os mineiros a consumir bebidas alcoólicas e exercer a prostituição.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página