Publicidade
Publicidade
Maioria dos franceses acredita que Sarkozy perderá as eleições
Publicidade
DA REUTERS, EM PARIS
Dois terços dos franceses que votam acreditam que o presidente Nicolas Sarkozy perderá as eleições do ano que vem caso venha concorrer --incluindo mais da metade dos apoiadores do seu próprio partido, mostrou uma pesquisa divulgada neste domingo.
Sarkozy, cuja popularidade recuou, chegando perto de mínimas recordes em setembro, ainda deverá anunciar se irá concorrer à presidência em abril e maio, mas de acordo com a pesquisa da ViaVoice, para o jornal diário Liberátion, de esquerda, 68% da população acredita que ele perderia as eleições.
O governo de Sarkozy sofreu um duro golpe nesta semana, apenas sete meses antes da eleição, quando candidatos de esquerda tomaram o controle do Senado pela primeira vez em mais de 50 anos.
A pesquisa, que ouviu 1.007 pessoas em idade de votar, foi realizada entre 29 de setembro e 1º de outubro, mostrou que as políticas econômicas de Sarkozy, incluindo a administração da dívida pública, e questões de déficit como as principais causas de preocupação.
Preocupante para Sarkozy, 54% das pessoas que apóiam seu partido UMP, disseram não achar que ele ganharia as eleições.
Com uma semana até a primeira rodada das primárias presidenciais da oposição socialista, o ex-líder do partido François Hollande continua sendo o candidato mais popular.
Segundo a pesquisa da ViaVoice, o público preferiria que o ministro francês das Relações Exteriores, Alain Juppé, concorresse como o candidato presidencial do partido de Sarkozy, embora 54% dos eleitores do UMP ainda achem que o presidente seria o melhor homem para concorrer.
+ Canais
- Acompanhe o blog Pelo Mundo
- Acompanhe a Folha Mundo no Twitter
- Acompanhe a Folha no Twitter
- Conheça a página da Folha no Facebook
+ Notícias em Mundo
- Especialista em geopolítica tenta prever os próximos dez anos
- Vencedor do Pulitzer narra a história do petróleo; leia trecho
- Ex-delegado do Dops dá nome aos bois
- 'Bota o retrato do velho outra vez'; chega nova biografia de Getúlio
- Covardia é o pior dos vícios, diz Pondé
- Livro destrói mito do bom selvagem e relata guerras pré-históricas
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Unesco pede medidas para salvar Machu Picchu
- Morre Klaas Faber, um dos criminosos nazistas mais procurados
- ONU confirma morte de 32 crianças em massacre na Síria
- Atirador mata dois e fere sete na Finlândia
- Rebeldes tuaregues e islamitas se unem para controlar norte do Mali
+ Comentadas
- Homossexual palestino pede asilo a Israel por temer ser morto
- ONU confirma morte de 32 crianças em massacre na Síria
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV