Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2011 - 07h42

Manifestantes bloqueiam acesso a usina nuclear na Inglaterra

Publicidade

DA EFE, EM LONDRES

Cerca de 200 manifestantes bloquearam nesta segunda-feira o acesso a uma usina nuclear em Somerset (oeste da Inglaterra) em protesto pela construção de dois novos reatores nucleares, os primeiros de oito previstos no Reino Unido.

Os manifestantes, entre eles alguns procedentes da Alemanha e Bélgica, fazem parte de vários grupos contrários à proliferação nuclear agrupados na chamada aliança "Stop New Nuclear", segundo informou essa organização.

Os participantes do protesto recriaram em forma de teatro uma cena do desastre de Fukushima, a unidade japonesa que sofreu um grave acidente nuclear após o terremoto e tsunami do dia 11 de março.

A companhia EDF Energy construirá OS dois reatores na planta Hinkley Point de Somerset.

"Este é o começo do novo movimento. Temos a intenção de que este dia seja a celebração da resistência contra o governo e os planos da EDF Energy de ser a ponta de lança da construção de oito novas usinas nucleares no Reino Unido", disse Andreas Speck, porta-voz da "Stop New Nuclear".

A Hinkley é um de vários lugares escolhidos em junho passado pelo Ministério de Energia e Mudança Climática para construir os novos reatores.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página