Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2011 - 01h29

Ataque contra ônibus deixa 13 mortos no Paquistão

Publicidade

DA EFE

Atualizado às 04h09.

Pelo menos 13 pessoas morreram - 12 delas xiitas - e sete ficaram feridas nesta terça-feira por disparos de um grupo de desconhecidos contra um ônibus no oeste do Paquistão, segundo informou uma fonte oficial.

Segundo a fonte, o ataque aconteceu na conflituosa cidade de Quetta, capital da província do Baluchistão, e os terroristas, montados em motocicletas, obrigaram o motorista do veículo a parar antes de abrir fogo indiscriminadamente.

"Está claro que estamos diante um ataque de tipo sectário contra os xiitas, que são de etnia hazara", disse o chefe de operações da Polícia de Quetta, Hamid Shakeel, ao explicar que a outra vítima fatal era da etnia pashtun.

Até agora nenhum grupo reivindicou o atentado, que Shakeel acredita ter sido perpetrado por "uma das organizações sectárias" que agem em Quetta, cidade com um longo histórico de atentados.

No Paquistão, são frequentes os confrontos armados entre grupos radicais seguidores do credo islâmico majoritário no país, o sunita, e membros da etnia xiita, que compõe cerca de 20% da população paquistanesa.

Agem na cidade de Quetta várias organizações insurgentes, como os talibãs, grupos separatistas que defendem a independência do Baluchistão e organizações armadas que operam dos dois lados da fronteira afegã-paquistanesa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página