Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2011 - 10h58

Após manter juros, BCE anuncia medidas para garantir crédito

Publicidade

DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O BCE (Banco Central Europeu) vai recuperar seu programa de compra de bônus de bancos por um valor de até 40 bilhões de euros para facilitar o crédito e restabelecer leilões de liquidez a longo prazo, anunciou o presidente da instituição Jean-Claude Trichet nesta quinta-feira.

A informação foi divulgada no mesmo dia em que a autoridade monetária da zona do euro decidiu manter a os juros básicos da zona do euro em 1,5% ao ano, contrariando a corrente do mercado que pressionava por uma taxa menor para diminuir os custos do financiamento em momento de estagnação econômica e crise de dívida.

A decisão foi uma resposta à alta da inflação no mês passado, quando um avanço de 3% nos preços foi medido, bem acima da meta de 2% do BCE.

De acordo com o jornal espanhol "El País", Trichet afirmou que o programa de compra de títulos ficará vigente desde novembro deste ano até o fim de outubro de 2012.

France Presse
Bandeira europeia é vista em frente à sede do BCE (Banco Central Europeu) na Alemanha
Bandeira europeia é vista em frente à sede do BCE (Banco Central Europeu) na Alemanha

"Percebemos que os mercados não funcionam corretamente", disse ele sobre a desconfiança dos mercados por causa de perdas potenciais que podem ocorrer a partir de exposição à dívida soberana dos países periféricos do euro. "A decisão foi tomada de forma unânime", garantiu.

O BCE também resolveu reinstaurar os leilões de liquidez a 12 e 13 meses, como haviam apontado alguns conselheiros da instituição na assembleia anual do FMI (Fundo Monetário Internacional) em Washington na semana passada.

Trichet disse ainda que o atual nível dos juros é baixo, mas ainda há margem de manobra para reduzi-lo caso a autoridade monetária ache necessário. Analistas esperam que haja um corte na taxa básica da zona do euro até dezembro.

"Discutimos a possibilidade de baixar os juros e de mantê-los. Decidimos por consenso manter", afirmou, ressaltando que os membros do BCE estão "prontos para tomar qualquer outra medida que seja necessária para garantir a estabilidade da zona do euro"

Deste modo, Trichet encerra seu período no cargo de presidente da autoridade monetária e, no fim deste mês, suas funções serão assumidas pelo italiano Mario Draghi.

BANCOS

A decisão vem no mesmo dia em que o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, confirmou a proposta de uma ação coordenada na Europa para recapitalizar os bancos e eliminar os ativos podres.

A Alemanha pediu na quarta-feira a recapitalização dos bancos europeus para evitar um grande contágio da crise da dívida, durante uma visita da chanceler alemã, Angela Merkel, a Bruxelas.

Kai Pfaffenbach/Reuters
O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet
O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet

Merkel disse que é justificado recapitalizar os bancos europeus que precisam e destacou que o país está disposto a fazê-lo caso seja necessário.

A perspectiva de uma participação superior do que o previsto dos bancos no plano de ajuda à Grécia fragiliza o conjunto do setor bancário europeu.

REINO UNIDO

Fora da zona do euro, o BoE (Banco da Inglaterra) também anunciou que injetará mais 75 bilhões de libras (cerca de US$ 116 bilhões) na economia britânica, ao fim da reunião mensal do comitê de política monetária em Londres.

O BoE, que reativa assim o programa de compra de ativos que estava suspenso desde o início de 2010, manteve a taxa básica de juros em 0,5%, que está em vigor há mais de dois anos.

A reativação do programa deve ajudar uma economia britânica estagnada há três trimestres, que registraram sucessivamente uma contração de 0,5% e crescimentos de 0,4% e 0,1%.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página