Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2011 - 14h42

Presidente do Sudão do Sul faz 1ª visita oficial a Cartum

Publicidade

DA EFE, EM CARTUM

O presidente da nova República do Sudão do Sul, Salva Kiir, chegou neste sábado a Cartum, em sua primeira visita oficial a esse país, desde a independência do vizinho do norte em 9 de julho.

O líder sul-sudanês, que chegou acompanhado de ministros, foi recebido por seu colega, Omar Hassan al Bashir, no aeroporto de Cartum, em cerimônia de Estado que também contou com a presença de embaixadores de países africanos.

Na quinta-feira, o Ministério das Relações Exteriores sudanês informou sobre a visita e expressou a esperança de que as conversas entre os dois países "abram as portas para manter laços de boa vizinhança e colaboração permanente entre ambos".

Espera-se que os dois chefes de Estado analisem o litígio sobre a soberania do território de fronteira de Ebey e a receita do petróleo, entre outros assuntos.

Neste domingo está previsto que Kiir conclua a visita com uma entrevista coletiva ao lado de Bashir, informou o Ministério das Relações Exteriores sudanês.

Representantes dos dois países analisaram ultimamente vários assuntos pendentes com a mediação da União Africana e de uma comissão liderada pelo ex-presidente sul-africano Thabo Mbeki.

Abd Raouf/Associated Press
O presidente sudanês Omar al Bashir (esq.) recebe o presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, em Cartum
O presidente sudanês Omar al Bashir (esq.) recebe o presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, em Cartum

Na semana passada, Bashir pediu ao governo do Sudão do Sul que resolva os problemas pendentes entre os países por meio do diálogo e sem mediadores estrangeiros.

Entre os assuntos pendentes as fronteiras e a distribuição da receita do petróleo, cujas jazidas ficam no novo país, enquanto os portos de exportação no Sudão.

O litígio sobre a zona de Ebey, localizada na fronteira entre os estados, e a dívida externa do Sudão antes da separação do Sudão do Sul, estimada em US$ 38 bilhões, também são outros assuntos pendentes entre Cartum e Juba.

Sudão do Sul proclamou sua independência em 9 de julho, após ser aprovado em um plebiscito realizado entre 9 e 15 de janeiro, de acordo com o que foi estipulado por um tratado de paz assinado em 2005 que pôs fim a uma guerra civil de duas décadas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página