Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2011 - 10h28

Estudo aponta que 25% das crianças britânicas serão pobres em 2020

Publicidade

DA EFE, EM LONDRES

Uma em cada quatro crianças do Reino Unido viverão na pobreza absoluta no fim desta década, devido à política fiscal e de subsídios do atual governo britânico, informou um estudo publicado nesta terça-feira.

A análise feita pelo IFS (Instituto de Estudos Fiscais, sigla em inglês), uma organização de pesquisa financeira independente, indica que a renda média da população cairá 7% no fim desta década, o que levará mais crianças à pobreza absoluta.

De acordo com o IFS, 3,1 milhões de crianças, número correspondente a 23,1% do total, viverão na pobreza absoluta em 2020, em comparação com os 2,8 milhões --21,1%-- contabilizados atualmente. A organização considera que os cortes nos subsídios às famílias aplicados pelo governo de coalizão e o aumento dos impostos estão afetando as famílias.

Segundo o instituto, a pobreza "absoluta" se dá quando uma família recebe menos de 60% da renda média nacional.

O IFS acrescenta que a atual administração britânica não cumprirá com os objetivos de reduzir a pobreza, contidos na chamada Lei de Pobreza Infantil, aprovada pelo governo anterior com o apoio de todos os partidos em 2010 e que estabelecia que não mais de 5% das crianças deverão viver na pobreza absoluta no final da década.

"O governo anterior aumentou consideravelmente a despesa em subsídios e ajudas fiscais para as famílias com crianças e a pobreza infantil caiu para cerca de um quarto entre 1998 e 2009", afirmou um dos autores do relatório, James Browne. "Mas isto não foi suficiente para que o governo atingisse seus objetivos sobre a pobreza infantil".

No entanto, um porta-voz do governo informou que o estudo não leva em consideração o impacto que terá a mudança de comportamento das pessoas devido às alterações no chamado estado de bem-estar, já que a atual administração estimulará os cidadãos a procurar trabalho para não depender das ajudas estatais.

A diretora da organização Child Poverty Action Group, Alison Garnham, disse que o "relatório deixa as estratégias sobre a pobreza infantil e a mobilidade social do governo em perigo". "Os ministros parecem negar que, devido às atuais políticas, seu legado sobre a pobreza infantil pode ser o pior de todos os governos em 25 anos".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página