Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2011 - 11h45

Nigeriano acusado de tentar explodir avião é julgado nos EUA

Publicidade

DA EFE, EM WASHINGTON

O julgamento do suposto terrorista Umar Farouk Abdulmutallab, 23, jovem nigeriano acusado de tentar explodir com uma bomba escondida em sua roupa um avião, começa nesta terça-feira em Detroit, nos Estados Unidos, perante um júri de três homens e nove mulheres.

Segundo a Promotoria, no dia do Natal de 2009, durante um voo da companhia aérea Northwest, de Holanda a Detroit, o nigeriano foi ao banheiro da aeronave pouco antes da aterrissagem. Quando retornou a seu assento, disse que se sentia mal e se cobriu com uma manta, sob a qual tentou acender uma mistura explosiva escondida em suas vestimentas.

Outros passageiros do voo e membros da tripulação lutaram com o jovem e impediram a explosão do artefato.

A Promotoria afirma que Abdulmutallab pertence a um grupo terrorista da Península Arábica, vinculado à rede terrorista Al Qaeda. O nigeriano é acusado de tentar usar armas de destruição em massa, de conspiração para cometer um ato de terrorismo e de posse de arma de fogo ou bomba destrutiva com o intuito de praticar um ato de violência.

O acusado insistiu em fazer a própria defesa no julgamento, mas contará com a assessoria de um experiente advogado profissional. Abdulmutallab se declarou inocente de todas as acusações.

Após o incidente no avião, agentes do FBI (polícia federal americana) interrogaram o jovem durante 50 minutos no Hospital da Universidade de Michigan, enquanto ele recebia atendimento médico pelas queimaduras de terceiro grau que sofreu.

Segundo as autoridades, o nigeriano deu detalhes de sua missão e afirmou que sua intenção era matar a todas as pessoas a bordo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página