Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2011 - 11h56

Três capacetes azuis são mortos durante ataque em Darfur

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM NOVA YORK

Três capacetes azuis --como são chamados os membros das forças de paz das Nações Unidas-- foram mortos em um ataque no campo de refugiados de Zam Zam, norte de Darfur, no Sudão. Outros seis ficaram feridos, três em estado grave, segundo anunciou nesta terça-feira a missão da ONU no local.

Um dos que teriam efetuado os disparos, de acordo com a missão, também morreu no ataque que aconteceu na noite de segunda-feira.

"Eu condeno este ataque contra nossos soldados encarregados de manter a paz, que trabalham sem descanso para trazer segurança às pessoas no campo de Zam Zam, onde tantos habitantes de Darfur encontraram refúgio", declarou Ibrahim Gambari, chefe da missão.

Segundo ele, a patrulha fazia uma ronda regular à noite, com conselheiros da polícia desarmados. "A missão era proteger os civis, e pagaram com a vida", disse Gambari.

De acordo com informações da missão, 33 soldados morreram em Darfur depois que as forças da ONU chegaram ao local, em 2007, com o objetivo de acabar com as hostilidades entre os rebeldes e o governo de Cartum.

Segundo a ONU, pelo menos 300 mil pessoas morreram desde o início dos conflitos em 2003.

Ibrahim Gambari pediu uma investigação imediata, afirmando que "um ataque contra os homens da paz é um crime de guerra".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página