Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2011 - 12h45

Nigeriano se declara culpado de atentado frustrado em voo nos EUA

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O jovem nigeriano acusado de tentar explodir um voo de Amsterdã a Detroit no Natal de 2009 com explosivos escondidos dentro de sua roupa íntima, se declarou culpado nesta quarta-feira ante a justiça americana.

Umar Farouk Abdulmutallab, 24, admitiu sua culpa um dia depois do início dos depoimentos em seu julgamento. Nenhuma confissão de culpa tinha sido registrada antes em nome de Abdulmutallab, que estava representando a si mesmo no julgamento, com a ajuda de um advogado.

Reuters-28dez.09
Umar Farouk Abdulmutallab aparece em vídeo da Al Qaeda sendo treinado para o ataque contra um avião no dia de Natal, nos EUA
Umar Farouk Abdulmutallab aparece em vídeo da Al Qaeda sendo treinado para o ataque contra um avião no dia de Natal, nos EUA

A surpreedente confissão ocorre um dia depois de Abdulmutallab ter usado do direito de abster de fazer sua declaração inicial ante os membros do júri.

Abdulmutallab está sendo acusado de oito crimes, incluindo conspiração para cometer um ato de terrorismo, tentativa de homicídio e tentativa de uso de uma arma de destruição em massa. Se for condenado, pode ser sentenciado à prisão perpétua.

O braço da Al Qaeda sediado no Iêmen reivindicou a responsabilidade pelo ataque, que foi elogiado por Osama bin Laden meses antes de o líder da Al Qaeda ser morto em um ataque de comandos dos EUA no Paquistão.

A juíza Nancy Edmunds perguntou a Abdulmutallab se ele queria se declarar culpado das acusações. À medida que ela lia cada acusação feita contra ele, Abdulmutallab foi dizendo "me declaro culpado."

Abdulmutallab está detido em uma prisão federal do Michigan enquanto aguarda julgamento.

Segundo autoridades americanas, ele disse anteriormente a investigadores americanos que recebeu a bomba --que não detonou por completo-- e treinamento de militantes da Al Qaeda no Iêmen.

Depois da tentativa de ataque, a administração do presidente Barack Obama intensificou as medidas de segurança em aviões de empresas americanas, usando scanners de corpo inteiro para tentar detectar explosivos que possam estar escondidos nas roupas de um passageiro.

TENTATIVA DE ATENTADO

A tentativa de atentado foi praticada em avião da Norwest Airlines no qual viajavam cerca de 300 pessoas. Autoridades americanas afirmam que ele foi instigado pelo braço da Al Qaeda na Península Arábica, mas fracassou porque os explosivos escondidos na roupa íntima de Abdulmutallab não detonaram completamente e, em vez disso, provocaram uma grande bola de fogo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página