Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2011 - 08h39

Autoridades iraquianas assumem controle total de espaço aéreo

Publicidade

DA EFE

O Exército americano transferiu o controle do espaço aéreo de Bagdá às autoridades iraquianas, que com este passo já têm sob sua supervisão todo o céu do país, algo inédito desde 2003, informou o comando militar dos Estados Unidos nesta quinta-feira.

No último dia 1º, as Forças Armadas americanas passaram a gestão do espaço aéreo do setor Bagdá/Balad, o mais movimentado e complexo do país, à Autoridade de Aviação Civil do Iraque, segundo um comunicado do comando americano.

O Exército dos EUA ressaltou que esta medida é fruto de vários anos de colaboração para criar um sistema de controle aéreo iraquiano autossuficiente, no marco das iniciativas conjuntas para apoiar a soberania e o desenvolvimento econômico do Iraque.

O comunicado acrescenta que formadores americanos e britânicos treinaram os controladores iraquianos para administrar o tráfego aéreo em Bagdá e nos outros cinco aeroportos internacionais do país.

Atualmente, as autoridades iraquianas estudam a permanência de treinadores e formadores americanos depois do fim deste ano, quando expira o prazo para a retirada das tropas dos EUA, segundo o acordo assinado entre Washington e Bagdá em dezembro de 2008.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página