Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2011 - 08h46

Manifestantes gregos tentam bloquear cobrança de novo imposto

Publicidade

DA REUTERS, EM ATENAS

Manifestantes gregos tentaram nesta quinta-feira prejudicar a aplicação de um imposto impopular sobre novas propriedades e ocuparam instalações de uma gráfica, em Atenas, que vai emitir a cobrança do novo tributo.

Os protestos se espalharam por outras partes da cidade. A Acrópole, o mais famoso monumento da Grécia antiga, foi fechada para os turistas. Coletores de lixo, funcionários de hospitais e trabalhadores do setor de transportes estão em greve e advogados se recusaram a aparecer nos tribunais.

A onda de protestos ocorre num momento em que os líderes da zona do euro se empenham em aprovar um novo plano de ajuda para evitar a insolvência do país e impedir que a crise se espalhe e fique fora do controle.

Yiorgos Karahalis/Reuters
Manifestantes erguem bandeiras em frente ao prédio da gráfica que deverá emitir a cobrança de novo imposto
Manifestantes erguem bandeiras em frente ao prédio da gráfica que deverá emitir a cobrança de novo imposto

Para atender às exigências dos credores estrangeiros, o governo do primeiro-ministro socialista George Papandreou tenta aprovar novos cortes orçamentários no Parlamento.

Entretanto, as medidas de austeridade adotadas pelo governo têm desagradado boa parte da população, que se mobiliza em uma crescente onda de protestos no país. Uma greve geral está marcada para o dia 19 de outubro e deverá provocar a paralisação de boa parte do país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página