Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2011 - 08h25

Itália inicia vasta operação policial após violência de sábado

Publicidade

DA FRANCE PRESSE
DA REUTERS

Uma operação policial teve início nesta segunda-feira na Itália centrada nos grupos autônomos de extrema-esquerda após os atos de violência que deixaram 135 feridos no sábado em Roma.

Centenas de policiais começaram a revistar residências e automóveis do norte ao sul do país.

No fim de semana, Roma foi cenário de atos de violência, com cenas de guerrilha urbana que deixaram 135 feridos, sendo 105 policiais, e danos avaliados em um milhão de euros.

O ministro do Interior, Roberto Maroni, condenou a "violência sem precedentes" provocada por pequenos grupos organizados e violentos que se diferenciavam da maioria pacífica dos manifestantes. Também agradeceu às forças de segurança pelo fato de que não foram registradas mortes.

Outros aliados do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, foram rápidos em culpar os simpatizantes da esquerda pelos distúrbios, durante os quais a polícia disparou gás lacrimogêneo contra manifestantes mascarados.

Dezenas de milhares de manifestantes pacíficos participaram do "dia da fúria" global contra a elite, apontada como culpada pela crise econômica, no sábado, quando a violência tomou conta da cidade, um dos piores episódios já vistos na capital italiana.

O ministro da Defesa, Ignazio La Russa, sugeriu que a violência foi pelo menos em parte atribuível a um tom político polêmico que, para ele, foi empregado pela esquerda e em que "tudo é justificável desde que nos livremos de Berlusconi, o "mal da Itália".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página