Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2011 - 11h04

Rei da Jordânia nomeia juiz Awn Khasawneh como primeiro-ministro

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM AMÃ

O rei Abdullah 2º da Jordânia nomeou nesta segunda-feira como primeiro-ministro Awn Khasawneh, de 61 anos, juiz do Tribunal Internacional de Justiça de Haia desde 2000, indicou à France Presse uma fonte oficial.

"Khasawneh está atualmente em audiência com o rei, que lhe confiou a missão de dirigir e formar o próximo governo", acrescentou a fonte, que não quis se identificar.

A nomeação do juiz ocorre após a renúncia de Maaruf Bakhit, no cargo desde fevereiro, a pedido do monarca.

Fontes próximas a Khasawneh afirmaram que o juiz "pediu garantias de que assumirá plenamente as prerrogativas de primeiro-ministro, tal como estipulado na constituição".

O primeiro-ministro da Jordânia, Maaruf Bakhit, apresentou sua renúncia nesta segunda-feira, um dia após a maioria do Parlamento pedir sua saída.

Bakhit vinha recebendo críticas por seu pacote de reforma política. No domingo, 70 de 120 parlamentares pediram ao rei da Jordânia, Abdullah 2º, para despedir o premiê.

REFORMAS

No dia 30 de setembro, o rei Abdullah 2º emitiu um decreto aprovando uma série de emendas constitucionais consideradas necessárias para o processo de reforma política e com as quais pretende aplacar os protestos no país.

O monarca autorizou a possibilidade de os ministros serem julgados pela via civil, a criação de um tribunal constitucional e a supervisão das eleições gerais por meio de um órgão independente.

As mudanças foram propostas em agosto por uma comissão que o rei designou e à qual encarregou guiar o governo na adoção de reformas políticas, após o início na Jordânia de protestos inspirados nas revoltas do Egito e na Tunísia.

Após completar um mês do prazo que Abdullah 2º deu ao Parlamento para que finalizasse o marco legislativo para as reformas, especialmente a lei eleitoral e a de partidos políticos, as duas câmaras do Parlamento se limitaram a manter o Tribunal de Segurança do Estado.

Este órgão será o encarregado de regular as questões relacionadas aos delitos de traição, terrorismo e falsificação de moeda.

CRÍTICAS

As emendas aprovadas pelo rei, classificadas por ele como "históricas", foram criticadas pelo principal partido opositor do país, a Frente de Ação Islâmica, para quem as mudanças não estão à altura dos desejos do povo.

A Frente de Ação Islâmica, braço político da Irmandade Muçulmana na Jordânia, tinha ameaçado boicotar as próximas eleições gerais se as mudanças constitucionais não incluíssem uma limitação dos poderes do rei, entre os quais destaque para a nomeação da figura do primeiro-ministro.

O partido assinalou que qualquer nova lei eleitoral deve permitir a formação de governos com maioria na Câmara Baixa do Parlamento, assim como a eleição direta da Câmara Alta, cujos membros são nomeados atualmente pelo monarca.

Nas ruas da Jordânia, a decisão do rei também foi rejeitada. Milhares de cidadãos protestaram em Amã e em outras cidades expressando sua oposição às últimas mudanças feitas na Constituição que consideram insuficientes.

Os manifestantes também exigiram a renúncia do governo do primeiro-ministro Marouf Bakhit e a dissolução das duas câmaras do Parlamento.

Eles rejeitam ainda uma recente lei aprovada pelo Legislativo que impõe severas penas às pessoas que acusem outras de corrupção sem provas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página