Publicidade

 

Publicidade

 

PUBLICIDADE

 
 
  Acompanhe a Folha.com no Twitter
20/10/2011 - 16h04

ETA anuncia fim "definitivo" de suas atividades armadas

Publicidade

 

DE SÃO PAULO

Atualizado às 16h12.

O ETA -- organização separatista armada basca -- anunciou nesta quinta-feira que "decidiu o fim definitivo de suas atividades armadas", segundo um comunicado escrito e em vídeo divulgado na edição digital do jornal basco "Gara" e pelo "Berria".

Segundo o jornal espanhol "El País", três homens encapuzados se apresentam em nome da organização para anunciar o fim dos combates armados, após 43 anos de operação. O grupo pede aos governos da Espanha e da França que abram "um processo de diálogo direto" para solucionar "as consequências do conflito".

O grupo, citado pelo veículo, disse considerar a Conferência Internacional da Paz celebrada nesta semana em San Sebastián "uma iniciativa de grande transcendência política" porque sua resolução reúne ingredientes para uma solução integral do conflito e conta com o apoio de amplos setores da sociedade basca e da comunidade internacional".

"É tempo de focar em um futuro com esperança. É tempo também de atuar com responsabilidade e valentia", afirmou.

Organizada em San Sebastián pela associação nacionalista Lokarri e o Grupo de Contato Internacional, a Conferência se reuniu a portas fechadas com seis negociadores internacionais, encabeçados pelo ex-secretário da ONU, Kofi Annan, e representantes da política e da sociedade basca.

"Estamos diante de uma oportunidade histórica para dar uma solução justa e democrática ao conflito político secular. Diante da violência e repressão, o diálogo e o acordo devem caracterizar esse novo ciclo", afirmou, citado pelo "20 Minutos".

No começo deste mês, a estrutura política que o ETA criou para dirigir o apoio em sua parte legal e transmitir diretrizes relativas a Batasuna, partido separatista basco, anunciou sua dissolução após quase 12 anos. Conhecida como Ekin, a organização era encarregada da mobilização social em torno do ETA no País Basco, no norte da Espanha.

Considerada organização terrorista pela União Europeia e pelos Estados Unidos, o ETA é responsável pela morte de 829 pessoas em mais de 40 anos de atentados pela independência do País Basco.

 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade