Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2011 - 09h57

Impasse europeu sobre crise passa imagem desastrosa, diz Juncker

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O líder dos ministros das Finanças da zona do euro, Jean-Claude Juncker, afirmou nesta sexta-feira que as divisões na Europa para encontrar uma saída para a crise da dívida passam uma imagem desastrosa.

Juncker fez a declaração ao chegar à reunião de ministros da zona do euro, que marcará o início de vários dias de cúpulas em Bruxelas para achar uma solução para a situação. A zona do euro também deverá dar luz verde nesta sexta-feira para entregar o pacote de ajuda vital para a Grécia.

Mais cedo, o presidente do BCE (Banco Central Europeu), Jean-Claude Trichet, disse que a Europa e as principais economias do mundo estão em um momento difícil e devem administrar seus pontos fracos, em referência ao risco de rebaixamento da classificação de crédito da zona do euro.

"Estamos em um momento difícil, que exige muito trabalho duro em todas as economias avançadas do mundo, porque todos nós temos pontos fracos", afirmou.

"No que diz respeito à Europa, a fraqueza é, certamente, a sua própria governança. Este é um trabalho em andamento", acrescentou, durante uma conferência em Varsóvia.

Em relação à Grécia, Trichet disse que "as medidas que são tomadas são a melhor maneira de colocar, progressivamente, o povo da Grécia em uma situação melhor, tanto em termos de crescimento quanto em termos de trabalho. O ajuste é necessário."

Mais cedo, a chanceler alemã, Angela Merkel, admitiu perante seu grupo parlamentar que o perdão da dívida grega será maior que o calculado inicialmente. Fontes da União --democratas-cristãos (CDU) e social-cristãos (CSU)-- destacaram que Merkel disse aos deputados que um perdão de 21% da dívida grega será insuficiente para enfrentar a crise orçamentária.

Rainer Jensen/Efe
Ativistas fazem protesto com máscara de Merkel e do presidente francês, Nicolas Sarkozy
Ativistas fazem protesto com máscara de Merkel e do presidente francês, Nicolas Sarkozy
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página