Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2011 - 20h55

Vitória de Cristina pode acentuar cooperação Brasil-Argentina no exterior

Publicidade

KARINA PADIAL
DA ANSA, EM SÃO PAULO

Uma provável reeleição de Cristina Kirchner nas eleições presidenciais argentinas, marcadas para este domingo (23), pode aprofundar uma agenda comum com o Brasil no âmbito da política exterior, de acordo com especialistas consultados pela Ansa.

A coordenadora do Centro de Estudos das Negociações Internacionais da Universidade de São Paulo (Caeni-USP), Janina Onuki, afirma que os governos de Dilma Rousseff e de Cristina Kirchner (no poder desde 2007) deixaram de ter o foco apenas em Mercosul e Brasil e "se ampliaram para a América Latina em geral".

Isso ocorreu com a ausência de mentores políticos como Luiz Inácio Lula da Silva e Néstor Kircher (ex-presidente argentino e marido de Cristina, morto em 2010).

Horacio Villalobos/Efe
Presidente argentina, Cristina Kirchner; vitória pode acentuar cooperação com a Argentina
Presidente argentina, Cristina Kirchner; vitória pode acentuar cooperação com a Argentina

Segundo a pesquisadora-assistente da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) da Argentina, Melisa Deciancio, este "é um momento em que os interesses políticos e econômicos de ambas as nações podem ser melhor atendidos com uma relação coordenada".

"A relação de 'sócios comerciais' passou, desde a chegada de Lula e Kirchner ao poder, a uma relação de coordenação que supera o viés meramente econômico e se reflete na política internacional", avalia Deciancio, citando como exemplo as posições conjuntas apresentadas por Brasília e Buenos Aires na Cúpula do G20.

Para Deciancio, "o lugar que os dois países ocupam no continente requer essa coordenação nas políticas, sobretudo frente a um cenário internacional que se apresenta cada vez mais desafiador".

O advogado argentino Alberto Sosa, pesquisador da organização não-governamental Amersur, que integra o Foro Consultivo Econômico-Social do Mercosul, concorda com essa postura, já que, para ele, Brasil e Argentina devem compartilhar "uma agenda para negociar com destacados atores estatais e privados, incluindo a China, e determinadas corporações transnacionais".

Sosa, porém, acredita que para continuar avançando, os países têm que priorizar, entre outras ações, o diálogo e o entendimento político para garantir a estabilidade democrática entre os vizinhos e a criação de um banco regional de desenvolvimento.

REGIÃO

O pesquisador ainda observa que "Brasil e Argentina têm procurado estabelecer um poder alternativo na região" e que atualmente Buenos Aires aceita compartilhar a liderança com Brasília, mesmo de uma forma "assimétrica".

De acordo com a professora de Relações Internacionais da Universidad Nacional de Rosario, Gisela Pereyra Doval, houve, no entanto, quem receou que esses laços se romperiam no início do mandato de Dilma, com a opção por Antonio Patriota no Ministério das Relações Exteriores.

"Nos círculos acadêmicos, temia-se que a nomeação do chanceler implicaria em uma aproximação dos Estados Unidos e um paulatino afastamento do Brasil com a região", conta.

Um temor que logo foi encerrado com a escolha da Argentina como primeiro destino internacional da mandatária brasileira após sua posse. "No meu entender, os 15 tratados assinados na viagem de Dilma em fevereiro é apenas uma amostra da sintonia entre ambas as presidências", diz.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página