Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2011 - 11h50

Ahmadinejad diz que Ocidente quer administrar a Líbia

Publicidade

DA REUTERS

Os países ocidentais apoiaram Muammar Gaddafi quando isso lhes era vantajoso, mas bombardearam o ditador líbio quando ele não servia mais a seus propósitos, a fim de "saquear" o país rico em petróleo, disse o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, nesta terça-feira.

Embora o governo iraniano tenha aplaudido o povo líbio por ter derrubado o homem que considerava um ditador ilegítimo, Ahmadinejad advertiu os líbios que o Ocidente agora visava administrar o país.

"Mostre-me um presidente europeu ou americano que não tenha viajado para a Líbia ou não tenha assinado um acordo (com Gaddafi)", disse Ahmadinejad em um discurso transmitido ao vivo e no qual acusou o Ocidente de ordenar a execução do ditador.

"Algumas pessoas disseram que eles mataram esse cavalheiro para garantir que ele não pudesse dizer nada, o mesmo que eles fizeram com Osama bin Laden", disse.

O Irã acusa o Ocidente de ter ajudado a criar a rede terrorista Al Qaeda, liderado por Bin Laden, morto pelas forças especiais norte-americanas no Paquistão em maio.

Ahmadinejad disse que a resolução da ONU que aprovou a ação contra Gaddafi foi uma autorização para "saquear" o petróleo líbio.

"Qualquer decisão que reforce a presença, a dominação ou a influência de estrangeiros seria contrária aos interesses da nação líbia", disse Ahmadinejad.

Lucas Jackson/Reuters
Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, durante coletiva de imprensa em Nova York, em setembro
Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, durante coletiva de imprensa em Nova York, em setembro
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página