Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2011 - 13h50

EUA qualificam como 'muito positivo' diálogo com Coreia do Norte

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM GENEBRA

As negociações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte foram "muito positivas e, em geral, construtivas", disse nesta terça-feira o chefe da delegação americana, Stephen Bosworth, em Genebra, após dois dias de discussões sobre desarmamento.

Foi o segundo encontro do tipo desde que as conversações sobre desarmamento, envolvendo seis partes, entraram em colapso dois anos atrás.

"Tivemos negociações muito positivas e, em geral, construtivas, com a delegação da Coreia do Norte. Aproximamos posições em vários pontos e exploramos as divergências sobre outros temas", disse à imprensa ao fim de dois dias de reuniões.

Bosworth admitiu que as partes precisam de "mais tempo e discussões para alcançar um acordo" e que as delegações permanecerão em contato através do gabinete da Coreia do Norte na ONU, em Nova York.

No entanto, o chefe da delegação americana acrescentou uma nota otimista: "Acredito que, com esforços contínuos de ambos os lados, podemos alcançar uma base razoável de partida para negociações formais".

O emissário liderou a delegação dos Estados Unidos durante as negociações, acompanhado por seu sucessor, Glyn Davies, atual embaixador dos Estados Unidos perante a Agência Internacional de Energia Atômica. A delegação norte-coreana foi conduzida pelo vice-primeiro-ministro Kim Kye-Gwan.

A Coreia do Norte abandonou formalmente as negociações dos Seis (as duas Coreias, China, Japão, Rússia e Estados Unidos) em abril de 2009, um mês antes de realizar seu segundo teste de armas nucleares.

As negociações atuais se propõem a convencer Pyongyang a abandonar seu programa nuclear em troca de ajuda. As discussões, abertas em 2003, encontram-se estancadas desde dezembro de 2008.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página