Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2011 - 10h15

Bancos espanhóis precisarão de 26 bi de euros por novas regras

Publicidade

DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Cálculos da EBA (sigla em inglês para Autoridade Bancária Europeia) apontaram que o setor bancário espanhol precisa de 26, 161 bilhões de euros para cumprir com as novas obrigações mínimas de capital, segundo o jornal local "EL País" nesta quinta-feira. Ainda assim, os bancos afirmam que confiam na capacidade que têm para gerar capital fazendo uso de suas margens de lucro até julho de 2012.

Do total, 82% correspondem ao valor requisitado aos dois maiores bancos espanhóis, Santander e BBVA, que tiveram as menores notas em avaliação de resistência feita aos europeus em julho. Apesar disso, as instituições afirmaram que descartam em princípio recorrer à ajuda governamental ou ao mercado.

A ministra da Economia, Elena Salgado, disse que os bancos "podem ter capacidade de conseguir esses fundos de capitalização por si mesmos e não necessitam de ajudas públicas". "O apoio público está lá, mas os bancos vão fazer tudo o possível para evitar ter de pedir essa ajuda", afirmou, indo de acordo com afirmações do presidente José Luis Rodríguez Zapatero.

O Banco da Espanha, citado pelo "El País", disse em comunicado que os objetivos colocados podem ser alcançados razoavelmente.

Os líderes europeus acordaram hoje seu plano para enfrentar a crise mais grave da história do euro, ao pactuar o perdão de 50% da dívida grega, reforçar o fundo de resgate com 1 trilhão de euros e recapitalizar os bancos.

BANCOS ESPANHÓIS

A UE (União Europeia) obrigará os 70 maiores bancos europeus a alcançarem antes de julho de 2012 um capital de máxima qualidade ("core capital") de 9%, o que os obrigará a obterem recursos no total de 106 bilhões de euros.

Depois da parte que caberá aos bancos gregos, o pior cenário ficará a cargo dos cinco grandes bancos espanhóis --Santander, BBVA, Popular, Caixabank e Bankia--, com necessidade de capitalização de 26 bilhões de euros.

O acordo, porém, é vago sobre como as instituições vão conseguir essa capitalização. Ainda que abra a possibilidade de dinheiro público ser usado, não estabelece o montante disponível.

Em geral, os bancos que estiverem envolvidos em processo de recapitalização não poderão repartir lucro via dividendos ou bônus para seus funcionários até que cumpram os objetivos requeridos.

No comunicado final da cúpula, os líderes da zona do euro elogiaram as reformas produzidas pela Espanha e o plano que a Itália apresentou nas últimas horas para por suas fianças em ordem.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página