Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2011 - 08h16

EUA querem reforçar presença militar no golfo Pérsico, diz jornal

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O governo dos Estados Unidos planeja reforçar a presença militar no golfo Pérsico após a retirada das tropas do Iraque anunciada pelo presidente Barack Obama, informa o jornal "The New York Times".

A publicação, que menciona altos funcionários do governo e diplomatas que pediram anonimato, destaca que o reposicionamento pode incluir novas forças de combate no Kuait em condições de responder a um colapso da segurança no Iraque ou a um confronto militar com o Irã.

Obama anunciou há algumas semanas que todas as tropas americanas deixarão o Iraque até o fim do ano, concluindo uma longa guerra que gerou profundas divisões políticas e distanciou Washington de seus aliados.

Após quase nove anos, com as mortes de mais de 4.400 militares americanos e de dezenas de milhares de iraquianos, assim como os gastos bilhões de dólares, Obama afirmou que o último soldado americano deixará o país de cabeça erguida.

Depois de pressionar sem êxito o governo Obama e o governo iraquiano para que permitissem a manutenção de 20 mil soldados no Iraque depois de 2011, o Pentágono agora estuda uma alternativa, segundo o veículo.

Além das negociações com o Kuait, o governo americano examina o envio de mais navios de guerra às águas internacionais da região.

O governo Obama também pretende ampliar os vínculos militares com os seis países do Conselho de Cooperação do Golfo -- Arábia Saudita, Kuait, Bahrein, Qatar, Emiratos Árabes Unidos e Omã --, segundo o jornal.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página