Aos 90 anos, arquiteto Ugo di Pace reativa endereço nos Jardins onde começou a carreira

"Quase todas as ruas aqui têm uma casa feita por mim", conta Ugo di Pace, olhando para a janela com vista para a alameda Gabriel Monteiro da Silva e se referindo aos bairros que fazem fronteira com a via —os Jardins Europa, América e Paulistano, todos na zona oeste paulistana.

Aos 90 anos, Ugo voltou à "Gabriel", como a alameda é chamada por seus frequentadores, depois de um hiato de dez anos. Hoje, ele passa parte do dia no Studio 689, misto de galeria e antiquário em que exibe sua coleção de objetos antigos e obras de arte. O local, antes alugado para uma loja de móveis, é o mesmo onde Ugo manteve escritório por duas décadas. "A minha volta para a Gabriel foi só o desejo de dividir com os outros aquilo que a vida inteira foi importante para mim —as obras de arte."

Ugo exibe no espaço —segundo ele, sem a intenção de venda— fragmentos de arquitetura renascentista, como capitéis e cariátides, uma sela de elefante do século 18, uma escultura de Victor Brecheret (1894-1955) e uma poltrona Cake (2008), dos irmãos Campana, entre outras peças históricas. Lá, recebe conhecidos e quem mais quiser entrar.

"A maior parte dos meus amigos pouco sabe a respeito de arte. Eu, sempre com muita paciência, vou explicando", conta ele. "Outro dia uma moça entrou aqui muito bem vestida, uma bolsa Hermès caríssima, e eu mostrei para ela o Brecheret. Ela perguntou quem era, e eu expliquei. Você vê a desinformação... É uma pena."

Foi ali na Gabriel, no fim dos anos 1960, que Ugo abriu seu primeiro escritório de arquitetura e interiores, uma época em que a rua, residencial, ainda não era conhecida pelas lojas de decoração. "Quando eu cheguei, só tinha casinha aqui", lembra.

Nascido em uma família de engenheiros e construtores, Ugo veio da elite de Nápoles direto para a elite paulistana. A primeira viagem ao Brasil foi em 1948, a convite de Rudi Crespi (1924-1985), filho do industrial que ajudou a fundar o colégio Dante Alighieri. Outro amigo foi Pietro Maria Bardi (1900-1999), um dos criadores do Masp, seu sócio em uma galeria de arte em Roma, nos anos 1960.

A carreira no Brasil evoluiu bem. Nos anos 1970, Ugo afirma que seu escritório chegou a tocar 120 obras ao mesmo tempo, algumas no exterior. "Era uma loucura. Tive mais de 200 funcionários para desenhar e construir."

A fama cresceu e atraiu para a Gabriel outros profissionais e as lojas. "Naquela época eu tinha placas do meu escritório espalhadas pelo Jardins inteiro, nas obras em andamento, com o endereço da Gabriel. E aí todo mundo começou a vir atrás de mim", conta.

Ugo não gosta de nomear os clientes famosos do Brasil, mas deixa escapar que já trabalhou para o diretor americano Steven Spielberg, que conheceu por meio de um vizinho em Nova York. Em São Paulo, junto com o filho Gugu di Pace, esteve entre os criadores do The Gallery, em 1979, lendário clube noturno para sócios na rua Haddock Lobo.

Duas marcas de seu trabalho como decorador são a preferência por espaços integrados, sem muitas paredes entre os ambientes, e principalmente o uso de fragmentos de arquitetura, como pedaços de colunas antigas.

"O Ugo criou o primeiro minimalismo cult da história da decoração ao fazer aqui e fora do Brasil seus interiores com elementos construtivos e neles inserir móveis e objetos de muita relevância estética e histórica", descreve Sergio Zobaran, curador de design e decoração, sócio da filha de Ugo, Maria di Pace.

"Há uma diferença fundamental entre mobiliar e decorar. A maior parte das casas é mobiliada e não decorada. Para o decorador, o importante é o móvel, o sofá e o babado da cortina. Para mim, não. O mais importante é a arquitetura de interiores, com a obra de arte como protagonista de todos os espaços", diz Ugo.

Atualmente vivendo em um apartamento de 200 m² no Morumbi —"o menor em que já morei"—, Ugo se dedica integralmente ao Studio 689, rearranjando de tempos em tempos a sua coleção de cerca de 2.000 peças. "Está na hora de me divertir um pouco."

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 20/08/2017
    1. Sofás assinados por designers combinam estilo e requinte; veja 13 exemplares

      Veja abaixo 13 sofás assinados por designers que atuam no Brasil, Espanha, Itália e Alemanha que estão à venda em São Paulo.

    2. Lista traz 18 lojas especializadas em produtos de decoração para todos os bolsos

      Divulgação Banquetas coloridas da Interiore Design

    3. Marcas tradicionais dominam setor de cama, mesa e banho; conheça lojas

      Divulgação Enxoval da Riachuelo

    4. Veja sete casas que oferecem soluções de iluminação em São Paulo

      Divulgação Abajur, da Lumini

    5. Conheça casas especializadas em móveis e produtos de decoração infantil em SP

      Confira quatro lojas em São Paulo especializadas em produtos para crianças.

    6. Lojas on-line vendem cordões luminosos, posteres e até móveis sustentáveis

      Divulgação Cordões de bolinhas da Pipilota

    7. Confira 12 lojas que vendem todo tipo de mobiliário para sua casa

      Confira 12 lojas que vendem todo tipo de mobiliário para sua casa e também prestam consultaria e oferecem produtos de designers conhecidos.

    8. Antiquários e lojas vintage são opções para encontrar peças únicas para sua casa

      Antiquários e lojas vintage são opções para encontrar aquela peça que você procura para decorar sua casa.

    9. Lojas oferecem milhares de produtos para cozinha e banheiro; veja seleção

      Querendo reformar a cozinha ou banheiro? Conheça lojas que oferecem produtos para esses ambientes:

    10. Peças de design premiadas na Alemanha já podem ser encontradas em São Paulo

      Uma peça de decoração com execução simples, mas de estética refinada e materiais bem selecionados, laureada internacionalmente. Ou melhor, seis delas.

  1. 1
  2. 2
Publicidade