Para adoçar o cafezinho ou preparar sobremesas especiais, o açúcar União está presente no dia a dia dos consumidores brasileiros há mais de cem anos. Com 79% das menções, o produto, líder de mercado, foi eleito pela segunda vez o melhor na categoria por paulistanos das classes A e B que costumam cozinhar.
A marca nasceu em 1910 com o engajamento dos irmãos Giuseppe e Nicola Carbone, que se apegaram ao mote "a união faz força" para convencer pequenos refinadores paulistas a deixar a rivalidade de lado e formar uma só empresa —União passou, então, a ser grafada com letra maiúscula.
Na década de 1950, para se conectar também ao público, a empresa começou a publicar receitas nas embalagens do açúcar, muitas delas compiladas em livros. Hoje em dia, é possível acessá-las no site da marca.
Comprada pela Camil em 2012, a empresa passou por um reposicionamento de marca dois anos depois e adotou o slogan "Por um Mundo mais Doce". Também exploraram o duplo sentido da palavra, as iniciativas "Doces Notícias", com histórias reais contadas por pessoas comuns, e "Doce Hora", que encorajava o público a utilizar a hora a mais que se ganha com o fim do horário de verão para deixar a vida de alguém mais doce.
"A marca convida as pessoas a construir um mundo mais gostoso, com grandes e pequenos gestos", comenta Marcelo Reis, copresidente da Leo Burnett Tailor Made, agência responsável pelas campanhas.
Além do açúcar refinado, a marca oferece outras versões do produto, como o açúcar fit, orgânico, demerara e de confeiteiro. A novidade é a linha de adoçantes sucralose, que "permite a substituição exata do açúcar [na receita], sem a necessidade de adaptação na quantidade", reforça Viviana Teran, gerente de marketing de União.