"Não é assim uma Brasteeeemp, mas funciona." Criada há mais de 20 anos para a campanha da marca de eletrodomésticos, essa frase se incorporou à língua portuguesa e virou uma expressão que, ainda hoje, serve para definir coisas que não passam de satisfatórias.
Não é só no dito popular que a palavra Brastemp vale como sinônimo de excelência. A marca foi considerada a melhor para micro-ondas, lavadora de louças e frigobar, por paulistanos das classes A e B que costumam cozinhar ouvidos em pesquisa Datafolha.
Foram 38% das menções no levantamento sobre micro-ondas, 33% para lavadora de louças e 27% na pesquisa sobre frigobar.
Depois de marcar a geração dos anos 1990 com a campanha "Não Tem Comparação", a Brastemp hoje explora outros territórios com o slogan "Sem Dúvida" em suas novas propagandas, buscando a mesma referência de superioridade que perseguia naquela época.
A sexagenária também brinca com o passado quando lança inovações em seus produtos: no final de 2016, o modelo vintage de seu frigobar ganhou novas cores, com texturas e acabamentos metalizados.
A fim de conversar melhor com seu cliente, a marca inaugurou em fevereiro, em São Paulo, o que ela chama de um "espaço conceito", o Brastemp Experience. Lá, o consumidor pode, além de conhecer produtos premium, visitar uma exposição com itens antigos e conhecer melhor a história da marca.
Localizado nos Jardins, na zona oeste da capital, o espaço também oferece uma área com mesas de trabalho para reuniões entre arquitetos e seus clientes.