Foi no calor das praias cariocas que o Matte Leão conquistou seu lugar ao sol. Em meados dos anos 1950, a empresa paranaense que originalmente industrializava erva-mate para a fabricação do tradicional chimarrão viu que o tipão da vez para os jovens da década era o chá mate gelado —ou "geladão", como dizem os ambulantes do Leme ao Pontal.
Os anos dourados se foram, mas a predileção continua. O Datafolha aponta que, quando se trata de chá gelado, 47% dos paulistanos das classes A e B entrevistados que costumam cozinhar preferem a marca. Hoje, aos 116 anos, a empresa fundada por Agostinho Ermelino de Leão Júnior é administrada pela Coca-Cola e representa dois terços do mercado nacional de chás.
O segredo, revelam, é o toque feminino. Depois da morte prematura de Agostinho após apenas sete anos da criação da Leão Junior, foi sua mulher, Maria Clara de Abreu Leão, que tomou sozinha as rédeas da empresa. E a tradição permanece: aproximadamente 65% dos empregos na unidade paranaense são ocupados por mulheres.
Mas para a Leão a tendência atual é gourmetizar: para os sachês, investe em blends e formatos exclusivos. Sabores como "mate, hibisco e cereja", "amora, mirtilo e baunilha" e "laranja, cravo e canela" integram a linha Leão Fuze Senses.