Azeite Gallo canta mais alto no mercado brasileiro e desponta como líder

MELHOR AZEITE - 50%

Adriano Vizoni/Folhapress

O que seria do bacalhau ao forno sem azeite? Imagine, então, a salada de folhas, tomate-cereja e lascas de parmesão. Ahhh, o azeite!

A palavra vem do árabe "az-zait", ou "suco de azeitona". Ninguém sabe precisar a sua origem. Relatos sustentam que a oliveira foi uma das primeiras árvores cultivadas há mais de 5.000 anos no Mediterrâneo.

Para contar a história da marca líder no Brasil, precisamos recuar um bocadinho no tempo. Reza a lenda que um senhor camponês, Victor Guedes, ao abrir as janelas de casa, na região portuguesa de Abrantes, para dar boas-vindas aos primeiros raios de sol, teve o gesto acompanhado por uma cantoria de galo.

Era fim do século 19 quando nascia a marca Gallo –com dois "Ls", afinal, o senhor Guedes era de origem galega.

Demorou um tempinho até o Gallo vir cantar por essas bandas de cá do Atlântico. Somente em 1938, impulsionado pela imigração portuguesa, o azeite aportou em águas tropicais. Entre a linha do dia a dia e a premium, a Gallo soma oito tipos oferecidos por aqui.

A empresa portuguesa produz ainda vinagres, azeitonas e (acredite) molho de pimenta. Todos são importados.

Árvore de porte médio, com 5 m de altura, a oliveira é muito resistente ao frio, assim como ao calor extremo e à falta de água. Só se torna produtiva a partir do quarto ou quinto ano. Dá frutos uma vez a cada 12 meses. Em seu auge, chega a produzir de 40 a 60 kg de azeitonas, que, depois de limpas e lavadas, são moídas inteiras (pele, polpa e caroço), formando uma pasta oleosa. Essa é batida e aquecida a uma temperatura de até 30ºC por cerca de 50 minutos. Por último, a pasta é centrifugada, para separar a parte sólida da líquida e remover impurezas.

Piada corrente em terras portuguesas diz o seguinte: "Sabe qual é a quantidade certa de azeite para preparar o bacalhau? A ideal para deixar que o peixe volte a nadar".

*


Produção: Aline Prado (S.H.E.E. Image Makers)


Locação: Madame Aubergine cozinha & cultura. www.madameaubergine.com.br. Rua Carla, 25 - Itaim Bibi, tel.3168-7389


Agradecimentos: Marisa Furtado, Pão de Açucar, Tramontina e Camicado

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade