Sadia 'guarda a sete chaves' segredo do tempero de seu presunto

MELHOR PRESUNTO - 64%

Adriano Vizoni/Folhapress
São Paulo, SP, Brasil, 23-05-2016: Frida e Mina Sorveteria (foto Roberto Seba/Folhapress) ***EXCLUSIVO REVISTA***

Qual é a marca de presunto que começa com "S" e termina com "A"? Apesar do esforço da concorrência para que os consumidores "saiam do automático", como propõe a campanha publicitária, a Sadia ainda é a marca mais lembrada na categoria. Não à toa.

A presuntaria "mais perfeccionista do Brasil", como se autoavalia, está na ativa há mais de 30 anos. Atualmente, tem fábricas em Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Pernambuco, que reproduzem receitas trazidas da Itália –a criação de suínos é terceirizada, com produtores parceiros.

O portfólio abarca três versões de presunto, sendo o cozido, feito 100% com pernil, o mais popular entre eles. O tempero? Guardado a sete chaves, não é revelado.

O restante já se sabe: é rosado, de textura macia e vendido em peças de três quilos e meio, aproximadamente. Em padarias, é fatiado na hora. "100 gramas, por favor", "com ou sem a capa de gordura?". Já a linha Soltíssimo, fatiada (200 g), é voltada a quem tem pressa ou faz regime –as fatias, fininhas, têm 0% de gordura.

Há ainda o Royale, também cozido, fruto de processo artesanal. Para pegar sabor, a carne passa 60 horas em marinada de vinho branco e ervas. O tipo Parma, apesar de cru, também demora a ficar pronto. São necessários 12 meses de maturação até que o pernil, íntegro e desossado, atinja o ponto. A produção em Santa Catarina lhe rende o adendo "tipo" no nome. Parma legítimo, diz a legislação, só o que vem da tal província italiana.

*


Produção: Aline Prado (S.H.E.E. Image Makers)


Locação: Madame Aubergine cozinha & cultura. www.madameaubergine.com.br. Rua Carla, 25 - Itaim Bibi, tel.3168-7389


Agradecimentos: Marisa Furtado, Pão de Açucar, Tramontina e Camicado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade