Criada por artesão de canivetes, Tramontina oferece mais de 18 mil produtos

MELHOR FACA - 75% | MELHOR PANELA - 51%

Adriano Vizoni/Folhapress
São Paulo, SP, Brasil, 23-05-2016: Frida e Mina Sorveteria (foto Roberto Seba/Folhapress) ***EXCLUSIVO REVISTA***

Valentin, versátil artesão, produzia canivetes no início do século 20, na pequenina Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul. Logo percebeu outras demandas e então incluiu ferraduras de cavalo e ferragens para carroça em seu portfólio. Talvez não imaginasse que seu sobrenome, Tramontina, seria mais tarde gravado em tantos objetos.

Pois aquela ferraria cresceu: em 1939, eram 16 funcionários, quando o comando da empresa foi assumido por Elisa, mulher de Valentin, após a morte dele. Ela e Ivo, seu filho, atravessaram os tempos de guerra, e o negócio ganhou força.

Nas mãos de Ivo e do novo sócio, Ruy Scomazzon, algo importante foi decidido: tudo o que fosse produzido ali teria apenas uma marca.

E assim, das ferramentas usadas na construção civil aos utensílios domésticos –são mais de 18 mil produtos–, tudo leva o nome Tramontina. Os caminhos dentro da produção, diz o atual presidente da empresa, Clóvis Tramontina, foram naturais.

"Mas tudo faz parte do mercado da casa. Isso é o que os itens têm em comum."

Com naturalidade, chegamos à cozinha. Esse lugar tão importante para uma família de descendentes italianos –"Lembro de sentar perto do fogão a lenha na casa da minha mãe, cozinhando pinhão, tomando chimarrão, conversando e brigando", relembra Tramontina, hoje com 60 anos.

Atualmente, seus utensílios representam cerca de 70% da produção da marca.

"A área de ferramentas é mais tradicional. A cozinha não, muda muito. Pode ser profissão ou hobby e tem modismos: hoje os utensílios servem até como objetos decorativos", diz Tramontina.

Por isso, a empresa investe boa parte de sua energia em pesquisas nessa área e aposta na versatilidade.

"Estamos nas comunidades do Rio de Janeiro e também no Palácio do Planalto. Somos uma marca democrática", orgulha-se o presidente, representante da terceira geração da família na empresa. Mas e os canivetes do avô, que deram origem à empresa? Ah, esses continuam no portfólio "só não é o mesmo canivete".

*


Produção: Aline Prado (S.H.E.E. Image Makers)


Locação: Madame Aubergine cozinha & cultura. www.madameaubergine.com.br. Rua Carla, 25 - Itaim Bibi, tel.3168-7389


Agradecimentos: Marisa Furtado, Pão de Açucar, Tramontina e Camicado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade