Castelo inova em sabores mirando mercado de vinagres gourmet

MELHOR VINAGRE - 26%

Adriano Vizoni/Folhapress
São Paulo, SP, Brasil, 23-05-2016: Frida e Mina Sorveteria (foto Roberto Seba/Folhapress) ***EXCLUSIVO REVISTA***

Um casarão no bairro do Brás foi o primeiro tijolo na construção da Castelo Alimentos. Nele, em 1905, o imigrante português Victorino Ferreira da Costa mantinha uma loja onde produzia e comercializava vinagre, destilados, licores e xarope de groselha.

Os negócios iam bem e permitiram que o português abrisse uma fábrica: a Destilaria Ypiranga. Alguns anos depois, em 1948, a Castelo, marca de vinagre da Ypiranga, já era conhecida e contava com uma produção mensal de 129 mil litros do líquido.

Mas a história de sucesso também teve contratempos. Com a morte do fundador, em 1961, os negócios da Destilaria Ypiranga entraram em declínio. Até que, em 1968, um grupo formado por fornecedores e investidores adquiriu a marca Vinagres Castelo, carro-chefe da Ypiranga.

Entre 1968 e 1996, Castelo dedicou-se exclusivamente à produção de vinagres. Desde então, passou a ampliar o seu portfólio com a intenção de crescer e ganhar competitividade no mercado.

Assim, itens como mostarda, molho de pimenta e de soja, conservas, molhos para salada, temperos e azeite entraram para a lista de produtos ofertados.

Em 2004, um ano antes de comemorar cem anos, a empresa se tornou Castelo Alimentos. Apesar de centenária, a marca é conhecida por inovar em seu segmento: foi ela que, em 1982, depois de abandonar vidro e PVC, adotou embalagens feitas com PET.

Mais recentemente, em 2001, foi pioneira na produção de vinagre balsâmico em solo brasileiro, seguindo padrão europeu. Hoje, conta com mais de dez sabores de vinagre. Há desde os tradicionais, produzidos com vinhos tinto e branco, até opções como o balsâmico com framboesa.

*


Produção: Aline Prado (S.H.E.E. Image Makers)


Locação: Madame Aubergine cozinha & cultura. www.madameaubergine.com.br. Rua Carla, 25 - Itaim Bibi, tel.3168-7389


Agradecimentos: Marisa Furtado, Pão de Açucar, Tramontina e Camicado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade