Do litoral fluminense para a mesa, sal Cisne é o preferido do paulistano

MELHOR SAL - 65%

Adriano Vizoni/Folhapress

É na região dos Lagos, litoral norte fluminense, que nasce um dos ingredientes mais presentes na mesa do brasileiro. Nos arredores da lagoa de Araruama, em uma faixa de terra conhecida por Ponta do Costa, é que está a fábrica da Cisne.

Ali o alto índice de salinidade, maior do que o da água do mar, o sol forte o ano todo, os ventos constantes e o baixo índice de pluviosidade tornaram a região propícia para a instalação da salmoura.

A evaporação acontece de forma natural. As salinas captam a água da lagoa, e o sol e o vento dão conta do restante. O material concentrado é recolhido, armazenado em tanques e depois bombeado até a fábrica onde será aquecido até o cristal precipitar.

A ave que dá nome ao produto foi escolhida por causa das tradições milenares ligadas ao animal. O cisne é branco, associado à pureza e à luz.

O sal Cisne nasceu em 1951, fabricado pela Refinaria Nacional de Sal, empresa criada dois anos antes em Cabo Frio (RJ). Hoje, são produzidas cerca de 18 mil toneladas por mês de sal, sendo que, do total, 75% é destinado ao varejo, e o restante à indústria, tudo produzido em uma única fábrica.

Para Guilherme Barretto Giorgi, 52, diretor-executivo da Cisne, a marca de sal ganhou reconhecimento nacional por causa do seu pioneirismo. Ele também destaca a abrangência da distribuição do produto, assim como suas características e, acima de tudo, a confiança dos consumidores.

*


Produção: Aline Prado (S.H.E.E. Image Makers)


Locação: Madame Aubergine cozinha & cultura. www.madameaubergine.com.br. Rua Carla, 25 - Itaim Bibi, tel.3168-7389


Agradecimentos: Marisa Furtado, Pão de Açucar, Tramontina e Camicado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade