Uísque predileto, Johnnie Walker agrada do colecionador ao baladeiro

MELHOR UÍSQUE - 27%

Adriano Vizoni/Folhapress

Pode ser uma edição de colecionadores, que vai para o copo para celebrar momentos especiais —caso da John Walker & Sons Private Collection 2016, com 8.888 garrafas de uísque numeradas no mundo, apenas 120 delas no Brasil, ao preço de R$ 2.189.

Mas também pode ser uísque na balada com gelo e Red Bull, como no hit entoado por Wesley Safadão. A Johnnie Walker, marca mais lembrada em pesquisa Datafolha, não impõe protocolos para experimentar seu uísque.

"Na Escócia, se bebe com uma leve adição de água, que serve para liberar sabores. Mas não há regras", explica Nicola Pietroluongo, embaixador da Diageo, gigante britânica que é dona da Johnnie Walker.

Não é só na pesquisa Datafolha que o uísque escocês mostra sua força deste lado do oceano. O Brasil é o consumidor número um em volume per capita do mundo -a maior parte é de Red Label.

No QG da marca, que fica na Vila Olímpia, há (claro) um bar, onde Pietroluongo emparelha seis garrafas: Red Label, Black Label, Double Black, Gold Label, Platinum Label e Blue Label. É a linha fixa que "traduz o espírito da marca".

Red e Black são os dois primeiros, com fórmulas que são alicerce da Johnnie Walker, com cem anos de existência. A progressão dos rótulos, até que se chegue ao Blue, brinca, de diferentes maneiras, com sabores frutados, como o Red, e defumados, como o Black e o Double, mais intenso.

O Gold, adepto das celebrações, tem, além do frutado, também presença de mel. O Platinum é amadeirado, com baunilha e especiarias. O Blue, um uísque de luxo, tem uma pontinha de mineralidade.

A importância desses sabores para Johnnie Walker não se resume a conseguir atender diferentes tipos de clientes e situações. Faz parte da estratégia da marca, que não produz uísque e sim usa a bebida de destilarias escocesas.

O que a Johnnie Walker se dedica a fazer, então, é comprar, misturar e obter novos aromas, sabores e cores.

"É a arte do blend", explica Pietroluongo. Para que, no final, cada consumidor possa escolher como e o que quer apreciar. Pode tudo, só não pode ser com muito gelo e pouco uísque -outra das músicas de Safadão.

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Produção: Aline Prado (S.H.E.E. Image Makers)


Locação: Madame Aubergine cozinha & cultura. www.madameaubergine.com.br. Rua Carla, 25 - Itaim Bibi, tel.3168-7389


Agradecimentos: Marisa Furtado, Pão de Açucar, Tramontina e Camicado.

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