Pioneira, Walita trouxe tecnologia para a cozinha do brasileiro

MELHOR BATEDEIRA - 37% | MELHOR LIQUIDIFICADOR - 41% | MELHOR PROCESSADOR - 29%

Adriano Vizoni/Folhapress

No fim da década de 1930, uma loja estampava "Walita" na entrada do imóvel, na época no largo do Arouche, região central de São Paulo. A palavra surgiu como resultado da junção do nome do proprietário, Waldemar Clemente, com o da mulher, Lita.

Nas prateleiras do estabelecimento, misturavam-se componentes elétricos e alguns eletrodomésticos. Esses aparelhos eram comercializados ali, mas, cinco anos depois da inauguração, em 1944, passaram a ser fabricados por Clemente.

Nos anos 1960, a Walita foi alçada ao posto de principal fabricante de equipamentos para cozinha da América Latina. Em 71, estabelecida como uma referência no mercado, a empresa foi incorporada à Philips, formando o selo Philips Walita, que identifica até hoje os eletroportáteis produzidos pela marca holandesa.

Uma das razões pelas quais a Walita se destacou foi o pioneirismo: os primeiros liquidificadores produzidos em solo brasileiro foram idealizados por Clemente –há quem diga, inclusive, que o nome do aparelho em português foi cunhado por ele.

Batizado de Walita Neutron, o modelo que estreou a produção nacional apresentava uma robusta base de metal, copo de vidro e uma chave de "liga/desliga" –atualmente, algumas versões oferecem mais de oito velocidades. A produção concentra-se em Varginha (MG).

À movimentada região do largo do Arouche, no centro da cidade de São Paulo, restaram algumas redes de hipermercados, que ostentam em suas vitrines exemplares da marca que, ali mesmo, começou a construir a sua história.

*


Produção: Aline Prado (S.H.E.E. Image Makers)


Locação: Madame Aubergine cozinha & cultura. www.madameaubergine.com.br. Rua Carla, 25 - Itaim Bibi, tel.3168-7389


Agradecimentos: Marisa Furtado, Pão de Açucar, Tramontina e Camicado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade