No La Guapa, Paola Carosella serve empanadas com sabores de sua terra natal

MELHOR SALGADO - JÚRI

A empanada está para os argentinos como a pizza para os paulistanos e o pão de queijo para os mineiros. É coisa séria, assunto de Estado. No La Guapa, a chef Paola Carosella dá à empanada o valor que ela merece em sua Buenos Aires natal. São apenas oito variedades, mas que bastam para dar mais intimidade com o quitute.

A clássica salteña tem carne moída, ovo, batata e azeitona num tempero suave. A humita funde à perfeição milho verde, manjericão e queijo cremoso. A pucacapa leva cebola caramelizada levemente apimentada, agradável até para os pouco tolerantes com ardor no paladar —meu caso. Há ainda uma opção vegana, com massa feita de quinoa, ainda mais leve que as demais.

Saladas e sobremesas completam o modesto cardápio, com destaque para o tableton, uma espécie de alfajor gigante com chantili de cachaça.

A unidade do Itaim Bibi, na zona oeste, é despretensiosa: uma única mesa de madeira retangular, com cadeiras de ferro, que acomoda no máximo oito pessoas, além de um balcãozinho com bancos. Não é lugar ideal para uma refeição completa na hora do almoço, mas sim um lanche no meio da tarde ou final do dia. O preço de R$ 6,90 a unidade é dos mais convidativos.

E um detalhe importante: empanada se come com a mão. Pedir talher é gafe semelhante a por catchup na pizza do paulistano ou no pão de queijo do mineiro.

*

LA GUAPA
R. Bandeira Paulista, 446, Itaim Bibi. Telefone: 3079-2631.
Al. Lorena, 1.731, Jardim Paulista. Telefone: 4116-4364.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade