Talitha Barros ensina receita de família inspirada no cantor Ronnie Von; veja vídeo

Gui Gomes/Folhapress

O cantor e apresentador de TV Ronnie Von inspirou uma das sobremesas da família de Talitha Barros. O motivo era a aparência do doce, "bonito e gostoso" como o galã, assim dizia a avó da chef, dona Cida.

Alternando creme de baunilha, gelatina de morango e clara em neve, a receita vem à mesa em vidrinhos, para deixar à vista suas camadas coloridas.

A guloseima é uma das memórias que Talitha tem da infância ao lado de dona Cida, sua principal referência na cozinha. "Eu cresci indo à feira, vendo minha avó limpar os alimentos e matar galinha em plena zona sul", conta a chef.

Quando abriu as portas do seu Conceição Discos & Comes, em 2014, Talitha tinha vontade de resgatar essa cozinha que descobriu muito antes de se profissionalizar.

"Queria que as pessoas sentissem o cheiro do que eu preparo" explica.

Especialista em arrozes (incrementados com suã, linguiça e pato, por exemplo), ela optou por cozinhar em frente aos clientes e dispensou boa parte do "mise en place" –cebola, tomate e cheiro-verde são picados na hora. A proposta ali é homenagear a comida da avó e servir tudo fresquinho.

video

RONNIE VON

  • Rende 4 porções
  • Tempo de preparo: 40 minutos + 4 horas na geladeira

Ingredientes
- 4 xícaras (chá) de leite integral
- 1/2 fava de baunilha
- 1 xíc. (chá) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 colher (sopa) de água (para o creme)
- 3 claras de ovo
- 1 pacote de gelatina de morango
- 2 xícaras (chá) de água (para a gelatina)

Preparo
Aqueça uma panela por 30 segundos e despeje o leite para que esquente rapidamente, chegando próximo da fervura.

Adicione o açúcar e mexa bem. Deixe em fogo baixo e coloque a fava de baunilha.

Em outro recipiente, misture o amido a uma colher de sopa de água e mexa com as pontas dos dedos até formar uma pasta.

Adicione essa pasta à mistura da panela e aqueça sem que ferva. O resultado deve ser um creme levemente espesso. Coloque o creme ainda quente em recipientes transparentes, que serão usados para servir.

Para fazer a gelatina, amorne as 2 xícaras de água, despeje no pó e reserve, mexendo ocasionalmente para que dissolva. Mantenha em temperatura ambiente.

Bata as claras em neve e, quando estiver no ponto, adicione a gelatina em temperatura ambiente (se estiver quente, pode liquefazer as claras). Mexa delicadamente, o suficiente para incorporar. O resultado será uma espuma cor-de-rosa.

Para montar, pegue o recipiente com o creme já frio, cubra com a mistura das claras e leve para a geladeira.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade