Melhor italiano de SP, Nino Cucina executa clássicos com capricho

MELHOR RESTAURANTE ITALIANO - JÚRI

Ao perguntar a um amigo se ele gostava de espaguete à carbonara, ouvi: "Não há comida italiana de que eu não goste".

Depois de me certificar de lhe ter recomendado o do Nino Cucina com todo o fervor que o prato merece, achei que a frase resumia não só o paladar dele, mas o da maior parte dos paulistanos –o Datafolha dá exemplo disso na pesquisa sobre os hábitos do brasileiro na cozinha, ao mostrar que macarrão é a receita mais preparada pelos que cozinham em casa.

De volta ao Nino. Se não consegui transmitir ao amigo a perfeição do carbonara, tento de novo. A massa, na melhor tradução de "al dente", é embebida no molho de gemas de ovos caipiras, queijo pecorino e cubos de pancetta, pequenas explosões de sabor.

No menu, enxuto, não há escolha arriscada, especialmente para quem acredita que um clássico bem executado vale mais do que dezenas de invencionices espumosas.

A incerteza, essa cruel aniquiladora de desejos, nos coloca entre o cannellone à bolonhesa e o nhoque com queijo taleggio, entre a língua com polenta e o porco com lentilhas. Só não pode haver dúvida quando o garçom perguntar "sobremesa"?

A torta della nonna, crime feito de chocolate (morninho), peras e ricota (em textura de creme de leite), faz entender por que a comida italiana provoca esse efeito cafona na gente, uma mistura de exagero, ternura e amor.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade