As novidades da Uber andam na contramão da baixa velocidade que boa parte da frota desenvolve nos congestionamentos da cidade de São Paulo. O aplicativo de transporte, campeão isolado na preferência das classes A e B, com 50% das menções, vem apresentando novos serviços e possibilidades para atender a uma série de demandas dos clientes e cobrir outros nichos de mercado.
Entre os homens, obteve o maior número de menções: 55%. E é o preferido também de 55% dos moradores da zona sul. A vitória expressiva, com mais da metade das menções no geral, tem suas razões.
"A Uber é a criadora da categoria, tem impacto social, está sempre na mídia e possui alto nível de conhecimento de marca na comparação com concorrentes", diz o especialista em marcas e presidente da consultoria de branding e design GAD, Luciano Deos.
Quando o aplicativo começou, as balinhas e a água mineral eram marca registrada. Atualmente, estão também na concorrência. E já desaparecem de algumas corridas. No lugar dos mimos, a diversificação nos tipos de viagem e serviços ganhou força.
Em março, foi lançado o UberSelect, que oferece carros mais confortáveis e novos, com preço, em média, até 20% maior do que o UberX (para modelos a partir de 2008). Para se enquadrar na nova categoria, os veículos devem ter menos de cinco anos, quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado.
Para os mais exigentes, o aplicativo continua com o Uber Black, com veículos mais sofisticados, na cor preta. Já quem quer economizar pode optar pelos carros compartilhados da categoria Pool.
DELIVERY
Acostumado a levar os paulistanos para bares e restaurantes, o serviço resolveu fazer o caminho inverso. Em dezembro, começou a operar o Uber Eats, para entrega de pratos de restaurantes cadastrados —já são mais de mil na Grande São Paulo.
O crescimento da plataforma é acelerado. De 10 mil motoristas cadastrados em fevereiro de 2016, saltou para mais de 50 mil, em mais de 50 cidades brasileiras. A quantidade de clientes no país cresceu ainda mais: passou de 1 milhão, no final de 2015, para 13 milhões de usuários ativos, que usaram o aplicativo de transporte pelo menos uma vez nos últimos três meses.
"Os negócios digitais crescem a uma velocidade exponencial. Se relevantes, tendem a se consolidar. As marcas digitais duram na medida em que os negócios avançam", avalia o especialista Luciano Deos.
Mas com a popularização, alguns problemas também ganharam força. Prejuízos bilionários foram divulgados pela imprensa no exterior, assaltos a motoristas passaram e ser registrados depois que a empresa permitiu o pagamento de corridas em dinheiro e ações trabalhistas foram movidas contra a companhia. Sem contar a batalha com os taxistas, que se sentem prejudicados com a concorrência da Uber e de outros aplicativos.
Em busca de melhorias, a marca abriu neste ano uma Central de Atendimento, que receberá investimento de R$ 200 milhões e deve gerar até 7.000 empregos para atendentes.
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Uber
Fundação: 2009, nos EUA (em SP desde junho de 2014)
Frota: 50 mil motoristas cadastrados no Brasil
Curiosidade: 115 mil litros de gasolina foram economizados em viagens com o UberPool em São Paulo entre abril e setembro de 2016
uber.com