Uber amplia serviços oferecidos para continuar a crescer no Brasil e no mundo

A Uber foi a empresa mais citada na categoria "Aplicativo de transporte" por paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha. A marca teve 50% das menções.

As novidades da Uber andam na contramão da baixa velocidade que boa parte da frota desenvolve nos congestionamentos da cidade de São Paulo. O aplicativo de transporte, campeão isolado na preferência das classes A e B, com 50% das menções, vem apresentando novos serviços e possibilidades para atender a uma série de demandas dos clientes e cobrir outros nichos de mercado.

Entre os homens, obteve o maior número de menções: 55%. E é o preferido também de 55% dos moradores da zona sul. A vitória expressiva, com mais da metade das menções no geral, tem suas razões.

"A Uber é a criadora da categoria, tem impacto social, está sempre na mídia e possui alto nível de conhecimento de marca na comparação com concorrentes", diz o especialista em marcas e presidente da consultoria de branding e design GAD, Luciano Deos.

Quando o aplicativo começou, as balinhas e a água mineral eram marca registrada. Atualmente, estão também na concorrência. E já desaparecem de algumas corridas. No lugar dos mimos, a diversificação nos tipos de viagem e serviços ganhou força.

Em março, foi lançado o UberSelect, que oferece carros mais confortáveis e novos, com preço, em média, até 20% maior do que o UberX (para modelos a partir de 2008). Para se enquadrar na nova categoria, os veículos devem ter menos de cinco anos, quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado.

Para os mais exigentes, o aplicativo continua com o Uber Black, com veículos mais sofisticados, na cor preta. Já quem quer economizar pode optar pelos carros compartilhados da categoria Pool.

DELIVERY

Acostumado a levar os paulistanos para bares e restaurantes, o serviço resolveu fazer o caminho inverso. Em dezembro, começou a operar o Uber Eats, para entrega de pratos de restaurantes cadastrados —já são mais de mil na Grande São Paulo.

O crescimento da plataforma é acelerado. De 10 mil motoristas cadastrados em fevereiro de 2016, saltou para mais de 50 mil, em mais de 50 cidades brasileiras. A quantidade de clientes no país cresceu ainda mais: passou de 1 milhão, no final de 2015, para 13 milhões de usuários ativos, que usaram o aplicativo de transporte pelo menos uma vez nos últimos três meses.

"Os negócios digitais crescem a uma velocidade exponencial. Se relevantes, tendem a se consolidar. As marcas digitais duram na medida em que os negócios avançam", avalia o especialista Luciano Deos.

Mas com a popularização, alguns problemas também ganharam força. Prejuízos bilionários foram divulgados pela imprensa no exterior, assaltos a motoristas passaram e ser registrados depois que a empresa permitiu o pagamento de corridas em dinheiro e ações trabalhistas foram movidas contra a companhia. Sem contar a batalha com os taxistas, que se sentem prejudicados com a concorrência da Uber e de outros aplicativos.

Em busca de melhorias, a marca abriu neste ano uma Central de Atendimento, que receberá investimento de R$ 200 milhões e deve gerar até 7.000 empregos para atendentes.

*

Uber
Fundação: 2009, nos EUA (em SP desde junho de 2014)
Frota: 50 mil motoristas cadastrados no Brasil
Curiosidade: 115 mil litros de gasolina foram economizados em viagens com o UberPool em São Paulo entre abril e setembro de 2016
uber.com

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 28/05/2017
    1. Ipiranga é citado como melhor posto de gasolina de São Paulo, mostra pesquisa Datafolha

      Qual é o posto de gasolina preferido do paulistano? Essa nem o matuto Batata, com seu cesto de palha, saberia responder de supetão. Mas o famoso personagem, que dá a mesma resposta a todos os problemas, acertaria se mantivesse sua réplica habitual: Posto Ipiranga.

    2. Cobasi é a pet shop preferida dos paulistanos, diz pesquisa Datafolha

      Um mural do artista Eduardo Kobra ocupa toda a parte superior de uma parede na loja da Cobasi da marginal Tietê. A pintura, que representa floresta, cachoeiras e o mar ao fundo, combina com o jardim de inverno, com fonte de água e carpas, na entrada do imóvel.

    3. Sem Parar é citado como melhor pedágio eletrônico por 23% dos paulistanos, aponta Datafolha

      Em uma cidade com 8,4 milhões de veículos, é difícil não topar em algum momento com o Sem Parar. Presente em todas as estradas do Estado, em shoppings, hospitais e aeroportos, a empresa venceu pelo terceiro ano a categoria melhor pedágio eletrônico (23%).

    4. Quatro varejistas dividem a preferência dos paulistanos como melhor loja de departamento

      Elas expandem suas lojas em ritmo acelerado, investem cada vez mais no mundo digital e inovam para acompanhar o consumidor na velocidade da internet. Quatro das maiores varejistas do país —Renner, Lojas Americanas, C&A e Casas Bahia— têm mais um ponto em comum: foram escolhidas como as melhores lojas de departamento de São Paulo.

    5. Leroy Merlin e C&C investem no comércio eletrônico e se dividem no gosto dos paulistanos

      O mundo digital está cada vez mais concreto, pelo menos nas grandes redes de material de construção. De olho no consumidor que compra pela internet, C&C e Leroy Merlin investem pesado em suas plataformas de e-commerce. Inovações e proximidade do cliente que refletiram na pesquisa Datafolha: as duas empataram com 21% (Leroy Merlin) e 20% (C&C) das menções.

    6. Três publicitários elegem cinco pontos de São Paulo para campanhas; confira

      Como o mais importante polo de publicidade e propaganda da América do Sul, São Paulo reflete a diversidade de um país de proporções continentais, onde convivem diferentes gostos, costumes e manifestações multiculturais.

    7. Para design e decoração, paulistanos elegem Tok&Stok como melhor opção entre lojas

      Mobiliar e decorar uma casa, até o fim dos anos 1970, não era tarefa fácil. Se você gostava de uma cadeira, mas não queria a mesa de jantar "combinando", uma pena —ou levava o jogo todo, ou não levava nada. Além disso, era preciso esperar semanas, ou até meses, para os móveis serem entregues em casa.

    8. Ri Happy é a loja infantil mais citada por paulistanos em pesquisa Datafolha

      Visitar uma loja de brinquedos é uma experiência e tanto: uma profusão de cheiros e cores que desperta a curiosidade, e dá-lhe vasculhar estantes, do chão ao teto, ainda que só para brincar de brincar.

    9. Cenário de crise favorece reposicionamento das marcas

      O levantamento de 2017 sobre os melhores serviços da cidade de São Paulo, feito pelo Datafolha, revela mudanças no quadro de avaliação das marcas que dominam o imaginário do consumidor. Em movimento oposto às tendências do ano passado, a taxa de entrevistados que alegam desconhecimento cai expressivamente nas categorias que possibilitam comparação com as tomadas anteriores.

    10. Mesmo em tempos de crise, setor de serviços cresce em São Paulo e amplia opções

      Um dos grandes compositores brasileiros, autor de canções como "Tereza da Praia", o paraense Billy Blanco (1924-2011) lançou em 1974 "Sinfonia Paulistana", com 14 músicas em homenagem à cidade. Entre elas, estava "Amanhecendo", do célebre refrão "Vambora, vambora, olha a hora".

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade