Para quem chega, a cidade descomunal, seus 12 milhões de habitantes e sua diversidade é quase uma obra de ficção. Para quem vive aqui e já se acostumou, São Paulo é o cenário de um sem número de roteiros que não caberiam em uma tela só. Talvez por isso, a sétima arte combine tanto com a metrópole.
Só da Cinemark, rede de cinema mais lembrada pelos moradores das classes A e B, com 52% das menções, são mais de 200 salas de exibição na região metropolitana —atingiu 56% entre paulistanos da classe A.
A marca, que virou referência para os paulistanos, conquistou essa posição em 20 anos, desde que chegou ao país. No início, em 1997, eram 26 salas divididas em três complexos na capital, em São José dos Campos e em Santo André. Hoje, são 610.
"Velozes e Furiosos 8", "Alien: Covenant"? Estão em cartaz, claro.
Mas nem só de blockbusters vive a marca em São Paulo. É preciso acompanhar a dinâmica e a mudança no gosto de um lugar tão plural quanto a metrópole. Desde 2014, a rede exibe clássicos em sessões especiais para quem não viu, por exemplo, "O Iluminado" (1980), de Stanley Kubrick, na tela grande. Neste domingo (28), por sinal, outro clássico de Kubrick pode ser conferido em cinco salas.
"2001: Uma Odisséia no Espaço" está em cartaz nos shoppings Metrô Santa Cruz, na zona sul, Mooca Plaza Shopping, na leste, Pátio Higienópolis e Iguatemi, na oeste.
Muitos desses marcos do cinema podem nunca ter sido vistos pelo público que mais citou a rede na pesquisa: 62% entre os que têm de 16 a 25 anos; e 63%, de 26 a 40 anos.
Mas e como convencer tanta gente a sair de casa, comprar uma pipoca e viver a experiência da sala escura em tempos de filmes em serviços sob demanda em domicílio?
"Hoje, o cinema é um dos lazeres mais baratos do país, mas os espectadores também têm uma gama de outros meios para assistir a um filme", diz o presidente da Cinemark, Marcelo Bertini.
"Essa concorrência nos estimula, pois gera novos desafios, mais criatividade e inovação. Mas sabemos que a melhor forma de assistir a um filme é no cinema."
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Cinemark
Fundação: 1984 (no Brasil desde 1997)
Salas: 610 (46 delas na capital)
Curiosidade: 64 filmes clássicos foram exibidos desde 2014 em sessões especiais
cinemark.com.br
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Marcelo Bertini, presidente do Cinemark
Como a Cinemark quer ser lembrada pelos paulistanos?
A Cinemark tem em seu DNA a inovação e a tecnologia e introduziu uma série de novidades no mercado cinematográfico. Queremos ser lembrados como uma experiência que toca o coração do cliente, como diz a mensagem de nossa campanha de 20 anos no Brasil. Uma empresa que realiza um trabalho consistente para que essa experiência seja inesquecível.