Starbucks incorpora gosto brasileiro ao cardápio com brigadeiro e pão na chapa

A Starbucks foi a empresa mais citada na categoria "Cafeteria" por paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha. A marca teve 16% das menções.

A menina de mochila e fones de ouvido entra na loja. Direto no caixa, pede uma bebida e sai com o copo de plástico alto, cheio de um líquido cor de café com leite, coberto por chantilly. Em uma das mesas, um senhor engravatado toma um espresso enquanto responde a e-mails no celular. Perto da janela, o rapaz de cabelo ainda molhado forra o estômago enquanto se despede, amoroso, da jovem que sai apressada para o trabalho.

A cena poderia se dar em qualquer Starbucks no mundo. Mas se o executivo estivesse tomando seu café em uma xícara de porcelana (e não em um copo de papel), com um brigadeirinho ao lado, e o jovem comendo um pão de queijo, saberíamos que é no Brasil.

Pois essa é uma "marca global servida localmente" (que acaba de lançar o pão na chapa). Há dez anos no Brasil, a maior rede de cafeterias do mundo incorporou alguns de nossos costumes no ato de beber café. E nós, alguns deles. Em São Paulo, a rede nascida em Seattle (EUA) é a preferida dos entrevistados pelo Datafolha: 16% (43% não souberam ou não se lembraram de uma marca).

A Starbucks, que abriu sua primeira loja no país em 2006, no Shopping Morumbi, obteve mais menções entre as pessoas que ganham mais de 20 salários mínimos (20%).

A rede incorporou o gosto brasileiro aos seus produtos, mas também já influencia nossa forma de tomar café.

"No Brasil, já percebemos uma grande parcela dos clientes tomando o café sem açúcar, pois é possível com um grão de qualidade. Isso teve contribuição da Starbucks", diz Ricardo Rinkevicius, diretor-geral da marca no Brasil.

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Starbucks
Fundação: 1971 nos EUA (no Brasil desde 2006)
Unidades: 26 mil (48 delas na capital paulista)
starbucks.com.br

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Ricardo Rinkevicius, diretor-geral da Starbucks no Brasil

"O consumidor brasileiro está muito próximo do de outros países, usa o espaço para uma pausa, usar a internet, fazer reuniões ou ir com a namorada", diz Ricardo Rinkevicius, diretor-geral da Starbucks no Brasil.

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  1. 28/05/2017
    1. Ipiranga é citado como melhor posto de gasolina de São Paulo, mostra pesquisa Datafolha

      Qual é o posto de gasolina preferido do paulistano? Essa nem o matuto Batata, com seu cesto de palha, saberia responder de supetão. Mas o famoso personagem, que dá a mesma resposta a todos os problemas, acertaria se mantivesse sua réplica habitual: Posto Ipiranga.

    2. Cobasi é a pet shop preferida dos paulistanos, diz pesquisa Datafolha

      Um mural do artista Eduardo Kobra ocupa toda a parte superior de uma parede na loja da Cobasi da marginal Tietê. A pintura, que representa floresta, cachoeiras e o mar ao fundo, combina com o jardim de inverno, com fonte de água e carpas, na entrada do imóvel.

    3. Sem Parar é citado como melhor pedágio eletrônico por 23% dos paulistanos, aponta Datafolha

      Em uma cidade com 8,4 milhões de veículos, é difícil não topar em algum momento com o Sem Parar. Presente em todas as estradas do Estado, em shoppings, hospitais e aeroportos, a empresa venceu pelo terceiro ano a categoria melhor pedágio eletrônico (23%).

    4. Quatro varejistas dividem a preferência dos paulistanos como melhor loja de departamento

      Elas expandem suas lojas em ritmo acelerado, investem cada vez mais no mundo digital e inovam para acompanhar o consumidor na velocidade da internet. Quatro das maiores varejistas do país —Renner, Lojas Americanas, C&A e Casas Bahia— têm mais um ponto em comum: foram escolhidas como as melhores lojas de departamento de São Paulo.

    5. Leroy Merlin e C&C investem no comércio eletrônico e se dividem no gosto dos paulistanos

      O mundo digital está cada vez mais concreto, pelo menos nas grandes redes de material de construção. De olho no consumidor que compra pela internet, C&C e Leroy Merlin investem pesado em suas plataformas de e-commerce. Inovações e proximidade do cliente que refletiram na pesquisa Datafolha: as duas empataram com 21% (Leroy Merlin) e 20% (C&C) das menções.

    6. Três publicitários elegem cinco pontos de São Paulo para campanhas; confira

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    7. Para design e decoração, paulistanos elegem Tok&Stok como melhor opção entre lojas

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    9. Cenário de crise favorece reposicionamento das marcas

      O levantamento de 2017 sobre os melhores serviços da cidade de São Paulo, feito pelo Datafolha, revela mudanças no quadro de avaliação das marcas que dominam o imaginário do consumidor. Em movimento oposto às tendências do ano passado, a taxa de entrevistados que alegam desconhecimento cai expressivamente nas categorias que possibilitam comparação com as tomadas anteriores.

    10. Mesmo em tempos de crise, setor de serviços cresce em São Paulo e amplia opções

      Um dos grandes compositores brasileiros, autor de canções como "Tereza da Praia", o paraense Billy Blanco (1924-2011) lançou em 1974 "Sinfonia Paulistana", com 14 músicas em homenagem à cidade. Entre elas, estava "Amanhecendo", do célebre refrão "Vambora, vambora, olha a hora".

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