Expansão do Enem beneficia cursinho Objetivo, o preferido dos paulistanos

O Objetivo foi a empresa mais citada na categoria "Cursinhos" por paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha. A marca teve 17% das menções.

Foi com o objetivo de ajudar futuros colegas a entrarem nos cursos de medicina das principais universidades de São Paulo que, no fim de 1965, os estudantes João Carlos Di Genio e Drauzio Varella se uniram aos médicos Roger Patti e Tadasi Itto para fundar um cursinho preparatório na Liberdade, na região central.

O bom desempenho dos alunos nos vestibulares fez com que a empresa crescesse: as aulas passaram a ser dadas desde os primeiros meses do ano seguinte e, logo depois, a avenida Paulista se tornou a principal sede do Objetivo, eleito como o melhor da cidade por 17% dos moradores de São Paulo das classes A e B, ouvidos pelo Datafolha.

Dos quatro fundadores, Di Genio continuou na empresa e liderou a expansão do grupo. Veio, em 1970, o colégio Objetivo, em Mirandópolis, na zona sul. Depois, vieram unidades conveniadas (franquia que pode ou não usar o mesmo material da matriz) e a universidade Unip (1972) no mesmo endereço da escola.

Hoje, o cursinho reúne 11 mil alunos, sendo 7.500 nas sete unidades na cidade de São Paulo, espalhadas por bairros como Pinheiros, Tatuapé, na zona leste, e Santo Amaro, na sul. A rede atingiu 20% de lembrança entre os moradores da zona oeste.

Os estudantes que ocupam as salas de aula sonham com um número: as mais de 230 primeiras colocações obtidas por alunos do Objetivo nos vestibulares realizados no fim do ano passado e no início deste ano.

E, apesar da crise econômica, os cursinhos foram pouco afetados, de acordo com a instituição, que não citou números. "Ao contrário, nossa clientela aumentou muito por causa da expansão do Enem e porque querer fazer uma universidade pública [gratuita]", disse Vera Lúcia Antunes, coordenadora do Grupo Objetivo.

"Nós aumentamos o número de salas", acrescentou a coordenadora. "Na crise, as pessoas vão tirando as coisas, mas a última em que mexem é a educação."

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Objetivo
Fundação: 1965
Unidades: 12 (sete delas na capital paulista)
curso-objetivo.br

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Vera Lúcia Antunes, coordenadora do Grupo Objetivo

Ainda há um estigma do estudante que precisa do cursinho para entrar na universidade?
A Fuvest, por exemplo, divulga quanto tempo demora para um aluno entrar na faculdade. Em medicina, um dos mais concorridos, são pouquíssimos os que entram ao saírem do ensino médio. Com um ano de cursinho, cerca de 10%. A maior parte é com dois ou três anos de cursinho. Sabendo disso, os alunos não têm mais esse desespero.

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  1. 28/05/2017
    1. Ipiranga é citado como melhor posto de gasolina de São Paulo, mostra pesquisa Datafolha

      Qual é o posto de gasolina preferido do paulistano? Essa nem o matuto Batata, com seu cesto de palha, saberia responder de supetão. Mas o famoso personagem, que dá a mesma resposta a todos os problemas, acertaria se mantivesse sua réplica habitual: Posto Ipiranga.

    2. Cobasi é a pet shop preferida dos paulistanos, diz pesquisa Datafolha

      Um mural do artista Eduardo Kobra ocupa toda a parte superior de uma parede na loja da Cobasi da marginal Tietê. A pintura, que representa floresta, cachoeiras e o mar ao fundo, combina com o jardim de inverno, com fonte de água e carpas, na entrada do imóvel.

    3. Sem Parar é citado como melhor pedágio eletrônico por 23% dos paulistanos, aponta Datafolha

      Em uma cidade com 8,4 milhões de veículos, é difícil não topar em algum momento com o Sem Parar. Presente em todas as estradas do Estado, em shoppings, hospitais e aeroportos, a empresa venceu pelo terceiro ano a categoria melhor pedágio eletrônico (23%).

    4. Quatro varejistas dividem a preferência dos paulistanos como melhor loja de departamento

      Elas expandem suas lojas em ritmo acelerado, investem cada vez mais no mundo digital e inovam para acompanhar o consumidor na velocidade da internet. Quatro das maiores varejistas do país —Renner, Lojas Americanas, C&A e Casas Bahia— têm mais um ponto em comum: foram escolhidas como as melhores lojas de departamento de São Paulo.

    5. Leroy Merlin e C&C investem no comércio eletrônico e se dividem no gosto dos paulistanos

      O mundo digital está cada vez mais concreto, pelo menos nas grandes redes de material de construção. De olho no consumidor que compra pela internet, C&C e Leroy Merlin investem pesado em suas plataformas de e-commerce. Inovações e proximidade do cliente que refletiram na pesquisa Datafolha: as duas empataram com 21% (Leroy Merlin) e 20% (C&C) das menções.

    6. Três publicitários elegem cinco pontos de São Paulo para campanhas; confira

      Como o mais importante polo de publicidade e propaganda da América do Sul, São Paulo reflete a diversidade de um país de proporções continentais, onde convivem diferentes gostos, costumes e manifestações multiculturais.

    7. Para design e decoração, paulistanos elegem Tok&Stok como melhor opção entre lojas

      Mobiliar e decorar uma casa, até o fim dos anos 1970, não era tarefa fácil. Se você gostava de uma cadeira, mas não queria a mesa de jantar "combinando", uma pena —ou levava o jogo todo, ou não levava nada. Além disso, era preciso esperar semanas, ou até meses, para os móveis serem entregues em casa.

    8. Ri Happy é a loja infantil mais citada por paulistanos em pesquisa Datafolha

      Visitar uma loja de brinquedos é uma experiência e tanto: uma profusão de cheiros e cores que desperta a curiosidade, e dá-lhe vasculhar estantes, do chão ao teto, ainda que só para brincar de brincar.

    9. Cenário de crise favorece reposicionamento das marcas

      O levantamento de 2017 sobre os melhores serviços da cidade de São Paulo, feito pelo Datafolha, revela mudanças no quadro de avaliação das marcas que dominam o imaginário do consumidor. Em movimento oposto às tendências do ano passado, a taxa de entrevistados que alegam desconhecimento cai expressivamente nas categorias que possibilitam comparação com as tomadas anteriores.

    10. Mesmo em tempos de crise, setor de serviços cresce em São Paulo e amplia opções

      Um dos grandes compositores brasileiros, autor de canções como "Tereza da Praia", o paraense Billy Blanco (1924-2011) lançou em 1974 "Sinfonia Paulistana", com 14 músicas em homenagem à cidade. Entre elas, estava "Amanhecendo", do célebre refrão "Vambora, vambora, olha a hora".

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