A crise econômica afetou pouco a Cultura Inglesa, que se manteve como a melhor escola de idiomas, com 18% da preferência dos paulistanos.
Embora tenha feitos cortes de gastos operacionais, a instituição decidiu não mexer na formação de professores. Assim, diz ter se preparado para atender a uma demanda que surgiu em meio à recessão.
Pessoas sem emprego voltaram a estudar inglês para tentar aumentar as chances de conseguir trabalho. Segundo a CEO da instituição, Lorraine de Matos, isso gerou aumento de procura "especialmente nas unidades mais afastadas do centro de São Paulo".
Escolas em bairros como Jabaquara, Campo Limpo, Itaquera e Ipiranga tiveram crescimento de 6%, contra 3% de queda na média geral. "Damos a mesma aula tanto nas áreas centrais quanto nas periferias. Só muda o preço", afirma a executiva.
Por exemplo, o curso Adult Track, em áreas centrais, tem mensalidade de R$ 398 por aulas de cem minutos. Já o Global, de conteúdo similar, custa R$ 297 por 75 minutos longe do centro —a hora/aula tem preço semelhante.
A Cultura Inglesa foi criada em 1935, por sugestão de um cônsul em São Paulo que pretendia aumentar a presença britânica no Brasil. Até o começo da década passada esteve ligada ao serviço consular britânico. Hoje, é independente e sem fins lucrativos.
Consolidada nos bairros nobres, chegou a 28% de lembrança entre quem ganha mais de 20 salários mínimos.
Para manter bons números, a empresa investe em tecnologia, como lousas interativas à disposição dos professores —instaladas em todas as salas de aula da entidade. O próximo passo será uma ferramenta de aulas à distância, prevista para 2018.
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Cultura Inglesa
Fundação: 1935
Unidades: 55 (22 delas na capital paulista)
culturainglesasp.com.br
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Lorraine de Matos, CEO da Cultura Inglesa
Como usar o celular para aprender?
Temos um app com várias atividades complementares. A gente sabe que o adolescente gasta hoje 3,5 horas por dia on-line. Se usar parte desse tempo para aprender inglês, será fantástico.
Há planos de ter aulas 100% digitais?
Estamos trabalhando para fazer um produto com a mesma qualidade das aulas presenciais. É muito importante ter interatividade, com perguntas aleatórias. Na vida real, não se pode prever o que a pessoa vai perguntar. Essa é a vantagem da aula com várias pessoas.