Livraria Saraiva aposta em modernização, conquista jovens e lucra em meio à crise

A Saraiva foi a empresa mais citada na categoria "Livrarias" por paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha. A marca teve 50% das menções.

Os mais de cem anos de experiência no mercado ajudaram a Saraiva a se reinventar, acompanhando as mudanças no setor. Se em 1914 as estantes da primeira loja no largo do Ouvidor, no centro de São Paulo, abrigavam apenas livros usados, hoje os espaços das 110 unidades espalhadas pelo país —23 na capital paulista— exibem mais de 71 mil produtos.

A empresa foi eleita pela terceira vez consecutiva a melhor livraria da capital paulista pelas pessoas das classes A e B ouvidas pelo Datafolha, com 50% das menções. Emtre os paulistanos de 16 a 25 anos, a rede atinge 54% de lembranças.

A lembrança do público jovem, segundo Jorge Saraiva Neto, diretor-presidente da rede, deve-se às diversas ações e iniciativas direcionadas a esse perfil de consumidor, o mais engajado na compra de livros. Na lista das dez obras mais vendidas do ano passado na Saraiva, oito são do gênero "young adult" (jovem adulto), como "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada" e "Como Eu Era Antes de Você".

"A nossa ideia é ser um local de reunião e entretenimento, com ações exclusivas. Ao todo, entre lançamentos, sessões de autógrafos, encontro com fãs e leitura de histórias infantis, são realizados mais de 4.700 eventos em lojas por ano", diz Saraiva Neto.

Outra estratégia da rede é a modernização dos pontos de venda, que ganharam novo layout e parceria com cafeterias como Starbucks, Havanna, Grão Expresso e Feito a Grão —30% já contam com essa conveniência.
A atuação da empresa não se resume às lojas: tem cerca de 300 mil itens à venda na internet. "A Saraiva foi uma das primeiras organizações a iniciar a venda on-line, em 1998. Por acreditar no potencial do digital, atuamos com o conceito multicanal, que integra lojas físicas, internet e dispositivos móveis", afirma o diretor-presidente.

Mesmo com a crise econômica no país, a Saraiva investiu mais de R$ 29 milhões no varejo no ano passado —R$ 7 milhões a mais que em 2015. Fechou o período com receita bruta de R$ 1,8 bilhão e anunciando, para novembro, uma nova unidade no Shopping Metrô Itaquera, na zona leste.

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Saraiva
Fundação: 1914
Unidades: 110 no país (23 delas na capital paulista)
saraiva.com.br

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Jorge Saraiva Neto, diretor-presidente da Saraiva

Os livros ainda são o carro-chefe?
A categoria é, foi e sempre será o principal segmento da Saraiva. Temos um completo ecossistema de livros: físico, digital, o Lev [leitor digital da marca] e também as plataformas de autopublicação [Publique-se!] e de áudiolivros. Os livros acompanham as pessoas em todas as fases da vida.

A Saraiva tem projetos e ações de incentivo à leitura?
Nossa plataforma #LerFazBem faz ações como o patrocínio ao projeto Ninho de Livros, que são pequenas bibliotecas em forma de casa de passarinho no Rio e em São Paulo. Também atuamos junto à ONU e à Unesco no Dia Mundial do Livro, doando R$ 1 de cada livro vendido na data.

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  1. 28/05/2017
    1. Ipiranga é citado como melhor posto de gasolina de São Paulo, mostra pesquisa Datafolha

      Qual é o posto de gasolina preferido do paulistano? Essa nem o matuto Batata, com seu cesto de palha, saberia responder de supetão. Mas o famoso personagem, que dá a mesma resposta a todos os problemas, acertaria se mantivesse sua réplica habitual: Posto Ipiranga.

    2. Cobasi é a pet shop preferida dos paulistanos, diz pesquisa Datafolha

      Um mural do artista Eduardo Kobra ocupa toda a parte superior de uma parede na loja da Cobasi da marginal Tietê. A pintura, que representa floresta, cachoeiras e o mar ao fundo, combina com o jardim de inverno, com fonte de água e carpas, na entrada do imóvel.

    3. Sem Parar é citado como melhor pedágio eletrônico por 23% dos paulistanos, aponta Datafolha

      Em uma cidade com 8,4 milhões de veículos, é difícil não topar em algum momento com o Sem Parar. Presente em todas as estradas do Estado, em shoppings, hospitais e aeroportos, a empresa venceu pelo terceiro ano a categoria melhor pedágio eletrônico (23%).

    4. Quatro varejistas dividem a preferência dos paulistanos como melhor loja de departamento

      Elas expandem suas lojas em ritmo acelerado, investem cada vez mais no mundo digital e inovam para acompanhar o consumidor na velocidade da internet. Quatro das maiores varejistas do país —Renner, Lojas Americanas, C&A e Casas Bahia— têm mais um ponto em comum: foram escolhidas como as melhores lojas de departamento de São Paulo.

    5. Leroy Merlin e C&C investem no comércio eletrônico e se dividem no gosto dos paulistanos

      O mundo digital está cada vez mais concreto, pelo menos nas grandes redes de material de construção. De olho no consumidor que compra pela internet, C&C e Leroy Merlin investem pesado em suas plataformas de e-commerce. Inovações e proximidade do cliente que refletiram na pesquisa Datafolha: as duas empataram com 21% (Leroy Merlin) e 20% (C&C) das menções.

    6. Três publicitários elegem cinco pontos de São Paulo para campanhas; confira

      Como o mais importante polo de publicidade e propaganda da América do Sul, São Paulo reflete a diversidade de um país de proporções continentais, onde convivem diferentes gostos, costumes e manifestações multiculturais.

    7. Para design e decoração, paulistanos elegem Tok&Stok como melhor opção entre lojas

      Mobiliar e decorar uma casa, até o fim dos anos 1970, não era tarefa fácil. Se você gostava de uma cadeira, mas não queria a mesa de jantar "combinando", uma pena —ou levava o jogo todo, ou não levava nada. Além disso, era preciso esperar semanas, ou até meses, para os móveis serem entregues em casa.

    8. Ri Happy é a loja infantil mais citada por paulistanos em pesquisa Datafolha

      Visitar uma loja de brinquedos é uma experiência e tanto: uma profusão de cheiros e cores que desperta a curiosidade, e dá-lhe vasculhar estantes, do chão ao teto, ainda que só para brincar de brincar.

    9. Cenário de crise favorece reposicionamento das marcas

      O levantamento de 2017 sobre os melhores serviços da cidade de São Paulo, feito pelo Datafolha, revela mudanças no quadro de avaliação das marcas que dominam o imaginário do consumidor. Em movimento oposto às tendências do ano passado, a taxa de entrevistados que alegam desconhecimento cai expressivamente nas categorias que possibilitam comparação com as tomadas anteriores.

    10. Mesmo em tempos de crise, setor de serviços cresce em São Paulo e amplia opções

      Um dos grandes compositores brasileiros, autor de canções como "Tereza da Praia", o paraense Billy Blanco (1924-2011) lançou em 1974 "Sinfonia Paulistana", com 14 músicas em homenagem à cidade. Entre elas, estava "Amanhecendo", do célebre refrão "Vambora, vambora, olha a hora".

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